
Pesquisa divulgada pelo instituto Futura/Apex mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições. De acordo com o levantamento, o parlamentar soma 50,1% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo registra 39,3%.
O estudo foi realizado entre os dias 1º e 7 de abril, com 800 eleitores do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa apresenta nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07873/2026. O custo do levantamento foi de R$ 64 mil, financiado pela própria Futura.
Cenários de 1º turno
O levantamento também simulou dois cenários para o primeiro turno. Em uma das projeções, sem a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), Flávio Bolsonaro aparece com 40,9% das intenções de voto, enquanto Lula registra 34,1%. Considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, o resultado configura empate técnico.
- PGP chega a SAJ e Jaques Wagner diz que programa “é forma de compartilhar o poder e errar menos”
- Em entrevista à Rádio Andaiá, Jaques Wagner diz que terreno citado no caso Master já havia sido vendido e chama episódio de “palhaçada”
- Programa Levante a Voz entrevista o senador Jaques Wagner nesta sexta-feira
Já no cenário sem o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), o senador alcança 36,4% das intenções de voto, contra 27,7% do presidente.
A Futura/Apex também testou possíveis cenários de segundo turno entre pré-candidatos. Segundo o levantamento, Lula aparece em desvantagem ou em situação de empate técnico nas projeções avaliadas pela empresa.


