Confira as dicas da Sistecon Contabilidade para evitar erros na declaração do Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física foi prorrogada para o dia 31 de maio. Com isso, o contribuinte ganhou mais tempo para organizar os documentos e resolver as contas com o Leão.

A Receita Federal está de olho e qualquer dado incorreto pode levar o contribuinte a cair na malha fina, o que pode atrasar ou impedir o recebimento da restituição, ou ainda pagar uma multa de até 75% do imposto devido.

No ano passado, a Receita Federal divulgou que 869,3 mil contribuintes caíram na malha fina, de um universo de 36,8 milhões de declarações enviadas. O principal motivo foi a omissão de rendimentos, com 41,4% das ocorrências, seguido por falta de comprovação de dedução, responsáveis por 30,9% das declarações retidas em 2021.

Pensando nisso, a Sistecon Contabilidade chama atenção para os principais erros cometidos pelos contribuintes e orienta para que sejam evitados erros ao apresentar a Declaração de Imposto de Renda.

• Tenha os documentos em mãos: Organize os documentos ao longo do ano ou pelo menos algumas semanas antes de enviar a declaração;
• Seja transparente com a Receita Federal: Informe todos os rendimentos recebidos no ano anterior, tenha em mãos todos os comprovantes que gerem dedução;
• Cuidado com os erros de digitação : Revise a declaração antes de enviar;
• Rendimentos isentos também precisam ser declarados: Ainda que não haja tributação sobre rendimentos isentos, eles precisam ser informados na declaração;
• Informe o valor real dos seus bens;
• Identifique operações que não ocorrem com frequência: Para evitar omissão de dados. Entre essas operações, estão compra e venda de bens acima de R$ 5 mil, que podem gerar ganhos de capital;
• Atenção na hora de incluir dependentes: Para que seja evitada a inclusão de dependentes em duas declarações ou dependentes que têm renda;
• Informe o saldo das contas bancárias corretamente;
• Evitar inclusão de despesas médicas indedutíveis ou sem comprovação;
• Acompanhar o processamento da declaração após a entrega e retificar dados inconsistentes ou omitidos o mais rápido possível.

Na Sistecon Contabilidade, você pode contar com uma equipe de contadores especializados em atender você e a sua família.

Não deixe para última hora! Conte com o auxílio de um profissional de confiança para te atender. Conte com a Sistecon Contabilidade.

A Sistecon funciona de segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h30 às 18h, na Rua Landulfo Alves, nº 29, sala 101, Centro de Santo Antônio de Jesus.

Mais informações, entre em contato pelo (75) 9 9159-4430.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia