Propagandas nas campanhas eleitorais; “acho que você perde votos com esse carro de som” diz juiz a 56ª zona

downloadO Dr. Márcio Oliveira, juiz da 56ª zona eleitoral em Santo Antônio de Jesus, esteve nos estúdios da Rádio Andaiá FM na tarde desta sexta-feira (23), comentando sobre a inserção de dados das urnas que está acontecendo hoje e segue até o final do dia. Ele explica que é um trabalho técnico, para que os eleitores tenham os dados correspondentes aos candidatos “Tudo isso com transparência, tudo isso fiscalizado por todos” assegurou. Reuniões com coligações e candidatos são realizadas para que as normas eleitorais sejam cumpridas.

Dr. Márcio é juiz eleitoral há 14 anos, a experiência faz diz que as coisas precisam ser conversadas e definidas em reuniões. Em uma dessas reuniões (18 de agosto), foram definidas algumas normas sobre as propagandas. Os carros de som, segundo a legislação, podem rodar das 08:00h às 22:00h, em diálogo, foi determinado que podem circular das 09:00h ás 19:00h. Também foi definido a não realização de carreatas, apenas passeatas e comícios, com limitação de horário até a meia-noite, e na última sexta-feira, antes do pleito, o horário é alterado, podendo ir até às 02:00h da manhã.

Na opinião dele, os carros de som não ajudam mais a conquistar votos como em eleições anteriores, sugere que os candidatos optem por mídias e redes sociais para divulgação de projetos e propostas de gestão, “Hoje eu acho que você perde votos com esse carro de som, passando todos os dias, perturbando o comércio…” pontuou. Continuou dizendo que a lei permite as propagandas, mas os candidatos têm que respeitar as limitações da lei, e assegura que em casos de extrapolação de propagandas (volumes altos em frente à igrejas, hospitais, etc.), estes serão punidos de acordo com a legislação.

Só esta semana já houve oito ou dez processos com relação à propaganda, estes serão julgados até a próxima segunda-feira, podendo ser gerada multa para candidato e/ou coligação. Outro fator importante a ser comentado, é o grande número de santinhos pelas ruas, isso tem causando transtornos em Santo Antônio de Jesus, inclusive virado motivos de piadas aos garis, Dr. Márcio explicou que a depender do tipo de reclamação, pode ser considerada uma infração administrativa e o excesso, pode chegar até a justiça eleitoral. Ele também apontou que existe um limite de gastos, tanto para candidatos a prefeitos quanto aos vereadores, e se esse limite for ultrapassado, estes são punidos. Um alerta que ele faz é o acesso de celular à cabine da urna, é proibido selfies no momento da votação, caso aconteça algum eleitor o voto, pode ser punido através de multa e/ou prisão, no entanto, há toda uma avaliação e apuração dos fatos.

Há poucos dias para as eleições, Dr. Márcio orienta aos candidatos, cabos eleitorais e eleitores a evitarem ofensas pessoais, “Ninguém mais aguenta isso! Vamos fazer propostas positivas quanto à nós, o que que nós queremos e pretendemos… Quando ele for eleito prefeito ou vereador, ele vai ser prefeito ou vereador de toda a cidade e não apenas de seus eleitores” disse, aconselhando aos candidatos a conquistar aos eleitores do grupo adversário, os indecisos  enquanto divulga seus atos e propostas, ao invés de acusar aos outros candidatos.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia