“Vejo como uma pena” diz advogado Dr. Rodrigo sobre tornar a vaquejada inconstitucional

downloadNo programa Levante a Voz deste sábado (08), o advogado Rodrigo Mota comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a derrubada da lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. A vaquejada é tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda.

Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. O governo do Ceará dizia que a vaquejada faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante e movimenta cerca de R$ 14 milhões por ano.

“Eu, particularmente, vejo como uma pena, porque é uma cultura, uma tradição nordestina muito grande.” disse, acrescentando que a vaquejada hoje é um esporte realizado regido por regras, técnicas e treinamentos, “Não é um esporte a toa, com intuito de prejudicar ou machucar o animal, muito pelo contrário, os animais são muito bem tratados, tanto os cavalos quantos os bois, mas eventualmente pode acontecer um acidente, como qualquer outro esporte” ressaltou.

Dr. Rodrigo salientou que cada caso deve ser analisado de maneira diferenciada, fiscalizando rigidamente os maus-tratos aos animais, e buscando conservar a prática esportiva de forma que não prejudique os mesmos. Ele acrescentou que os bois têm seus rápidos momentos na arena, no entanto, anterior e posterior a isto, o tratamento dado a cada um deles, é excelente, “nem todo ser humano tem… são muito bem tratados” comentou.

Blog do Valente

5d78cce2-4f17-492c-a83b-6d3b2ff37d9b-1-300x300-2



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia