
Foto: Hélio Alves – Tribuna do Recôncavo
Tem crescido a quantidade de pombos na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, na segunda-feira (03/09), o corretor de valores Jorge Luiz contou que algumas famílias levam crianças para brincar com os pombos na Praça Padre Mateus.
- Lar dos Idosos de Santo Antônio de Jesus promove tradicional forró junino com música, comidas típicas e muita alegria
- Advogada é presa em SAJ durante operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro; R$100 mi foram bloqueados
- Outras 15 pessoas foram presas em operação que prendeu advogada em SAJ
“Esse pessoal joga comida para os pombos e coloca as crianças no meio desses animais, não sabendo que essas crianças podem ficar doentes”, disse Luiz. Em médias oito pessoas alimentam os pombos com milho seco e pão, como também com arroz e feijão cozido.
Embora sejam bonitos, os pombos urbanos podem transmitir zoonoses, como Criptococose, Salmonelose, Encefalites virais, E. coli e Toxoplasmose. A transmissão acontece de várias formas, principalmente, através do cocô.
De acordo com o site Tua Saúde, as Encefalites virais podem afetar o sistema nervoso e causar diferentes perda de consciência e risco de morte. As encefalites são transmitidas pelos mosquitos, que após picar os pombos, podem picar os humanos transmitindo o vírus.
Fonte: Tribuna do Recôncavo




