
Segundo a prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, o município apresenta coeficiente de letalidade de 1,2%, índice inferior ao registrado na Bahia (2,8%) e no Brasil (2,8%). Os dados levam em conta o comparativo de número óbitos em relação ao número de casos de covid-19.
Na última terça-feira (25/05) o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) apontou que entre os municípios com o maior número de infectados está Santo Antônio de Jesus que registrou 10.362 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia.
- Corredora de Santo Antônio de Jesus acompanha rotina de garis e destaca esforço da categoria
- Liminar determina que supermercados de Santo Antônio de Jesus funcionem apenas até as 14h nesta quinta-feira
- Promotora do MP avalia grade do São João de Santo Antônio de Jesus como “bem arrumada” e diz que festa não deve perder brilho
Segundo o órgão, os 10 municípios baianos com o maior número de infectados são:
- Salvador: 2.863
- Feira de Santana: 639
- Barreiras: 413
- Itabuna: 381
- Paulo Afonso: 364
- Ribeira do Pombal: 322
- Guanambi 288
- Santo Antônio de Jesus: 255
- Ilhéus: 250
- Lauro de Freitas: 241
Segundo a secretária municipal de Saúde, os leitos de Covid em SAJ foram ampliados, passando de dois de observação para quatro com ventiladores no PA Covid e outros três leitos com ventilador não invasivo garantindo atendimento aos pacientes. Na UPA também os leitos com respiradores foram ampliados de quatro para seis, conforme a prefeitura.
A testagem de contactantes entre a população contribui para reduzir a disseminação do vírus funcionando com uma barreira de transmissão. A sanitização das USFs e espaços públicos com maior circulação de pessoas também soma na luta contra o coronavírus, disse a prefeitura em nota.
A prefeitura ainda divulgou que as ações de atenção básica com atendimento médico também somam ao bojo de iniciativas da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (PMSAJ) contra a pandemia. Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonel Cafezeiro, os atendimentos descentralizados garantem a ampliação dos serviços prestados à comunidade.
“Os atendimentos não se resumem apenas ao PA Covid e à UPA porque nós ampliamos para todas as USFs do município. A descentralização ampliou o atendimento em prol da saúde da população.”, destaca o titular da pasta.
Ainda de acordo com a prefeitura, a baixa no coeficiente de letalidade é fruto de ações constantes de combate, controle e prevenção contra o coronavírus com destaque para atendimentos em Unidades de Saúde da Família (USFs), acompanhamento e monitoramento de casos em que servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entram em contato diário com todos os pacientes portadores do vírus para acompanhar o estado de saúde de cada um.
A aplicação de vacinas no município também tem sido feita de acordo com o quantitativo encaminhado pelo Ministério da Saúde, conforme divulgado pela secretária em nota.



