
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, SME, Núcleo Territorial de Educação e Projeto Empreender, realizou a 4ª edição da Festa Literária de Santo Antônio de Jesus (FLISAJ). O evento aconteceu na sexta-feira (12) e sábado (13), na Praça da Biblioteca, reunindo cerca de 800 pessoas em dois dias de intensa programação cultural. O tema deste ano foi “A Literatura como Espelho da Cultura Popular Brasileira: Narrativas, Tradições e Identidade”.
A programação incluiu rodas de diálogo, oficinas de escrita criativa, saraus literários, lançamentos de livros e apresentações musicais e culturais. A Fundação Pedro Calmon participou com a Biblioteca Móvel, promovendo atividades interativas. Destaques como a contação de histórias com Paula Anias e a roda de diálogo sobre a importância da cultura popular para a literatura marcaram momentos de maior emoção no evento.
A FLISAJ 2025 reforçou o vínculo da comunidade com suas raízes culturais e consolidou-se como espaço de encontro entre tradição, arte e educação. O evento contou com stands de autores locais, feira literária, espaço do SENAC, feira de empreendedorismo e a Tenda Cultural Tia Jana, reafirmando a literatura como ferramenta de valorização da identidade regional.




