
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), realizou na última quinta-feira (18) a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, voltada ao fortalecimento do Brasil Rural e à valorização dos produtores locais.
Com o tema “Os desafios para proposições de gestão e planejamento territorial municipal inclusivo, democrático, sustentável e com justiça social”, o evento abordou cinco eixos centrais:
-
O papel do Brasil Rural como resposta à emergência climática e às crises globais;
-
A transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural;
-
A democratização do acesso ao território, à terra e à água;
-
Os direitos sociais e o bem viver para os povos do campo, das águas e das florestas;
-
O fortalecimento do Estado, da participação popular e da governança das políticas públicas.
Segundo a Prefeitura, esses eixos refletem a complexidade e a urgência dos desafios enfrentados pelas populações rurais e indicam caminhos para um desenvolvimento mais justo, sustentável e inclusivo.
A gestão municipal reforçou seu compromisso com os produtores rurais e com a valorização de todos os homens e mulheres do campo, destacando o papel fundamental da zona rural no desenvolvimento social e econômico de Santo Antônio de Jesus.




