Bebês prematuros correm maior risco de ter ossos quebrados no futuro

Os bebês prematuros correm maior risco de ter ossos quebradiços no futuro. Esta é a conclusão de um estudo conjunto entre Norwegian University e St. Olavs University Hospital.

De acordo com a investigação, é nas últimas semanas de gestação que ocorre uma maior transferência de cálcio para os bebês e os que nascem prematuramente acabam por acusar essa carência anos depois, mostrando ossos mais fracos e quebradiços.

A boa notícia é que esta consequência – que não ocorre apenas em bebês prematuros, mas também naqueles que nascem com pouco peso – pode ser atenuada ou mesmo revertida com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, como indicam os mesmos investigadores, citados pelo Mirror.

O estudo teve por base a análise da densidade óssea de 186 adultos entre os 26 e os 28 anos, sendo que 52 tinham nascido com peso baixo e com 29 semanas, 59 nasceram com tamanho e peso baixo e nascimento na 39ª semana e 77 bebês com o peso e tamanho normal e também nascimento na 39ª semanas.

Apresentado na edição deste ano do Congresso Europeu de Endocrinologia, o estudo indica que os adultos que nasceram com peso a menos ou de forma prematura apresentaram uma densidade óssea e um conteúdo mineral ósseo menor na coluna vertebral, pescoço e quadril a do que aqueles que nasceram com o tamanho e peso ideal na 39ª semana.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia