Estoque de sangue preocupa para o São João

Até hoje duas unidades móvel do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) vão estar disponíveis nos shoppings Salvador e Paralela, para quem se interessar em doar sangue. A medida é uma forma preventiva da instituição para repor os estoques de sangue, que abastecem  toda a rede de hospitais e centros de saúde pública no Estado.
Com um déficit diário de 100 bolsas de sangue, o Hemoba está com os estoques de sangue dos tipos O Positivo e O Negativo em situação crítica, praticamente no limite de atendimento, e com a chegada do período dos festejos juninos, a maior preocupação é com a situação dos hospitais do interior do estado, onde se realiza a maioria dos festejos.
Pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o ideal, para que os hemocentros possam ter uma autonomia de atendimento, seria uma reposição diária de 250 bolsas de sangue por dia, ou algo em torno de 3% da população em condições de fazer a doação. Em Salvador, essa média cai para 1,8% do número de possíveis doadores e o máximo de reposição que o Hemoba consegue tem sido em torno de 150 bolsas diárias de sangue.
O coordenador de coleta de sangue da Fundação Hemoba, Marcelo Matos, explica que mesmo com os estoques baixos, a instituição tem sangue suficiente para um atendimento ininterrupto de pelo menos oito dias. “O nosso grande problema é com épocas de feriados prolongados e festivos, como os períodos do carnaval e São João, quando necessitamos de ter um estoque seguro de reserva pára eventuais problemas”, disse.
Marcelo Matos disse ainda que em caso de necessidades extremas, o Hemoba mantém convênios com as unidades do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, que podem ser acionadas em situações de emergência, através do sistema Hemorede. Essa mesma situação está presente para atendimento a hospitais do interior do Estado. (Forte na Notícias)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia