Com 218 mortes na Bahia em 2016, conheça os principais cânceres no Sistema Nervoso Central

sistema-nervoso-central

O câncer é uma doença grave por si só e quando atinge a região do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é ocorrem todas as ações motoras e pensantes do corpo, o risco de morte é maior. A neoplasia (sinônimo de câncer) naquela região é uma das que mais matam adultos e é a segunda que mais mata crianças na Bahia.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informa que 218 pessoas morreram por causa de câncer no Sistema Nervoso Central só em 2016, sendo que em 2014 e 2015 foram 441 e 470, respectivamente. No caso das crianças, 11 já morreram desta patologia em 2016, já em 2014 e 2015 foram 25 e 21 mortes respectivamente.

O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo (correspondente a área craniana onde está o cérebro) e a medula espinhal (responsável por fazer a conexão entre as ações realizadas pelo cérebro para o corpo). Portanto, um câncer nesta região, que aparece muito em crianças, é extremamente grave para o ser humano, por causa da importância deste sistema.

A pediatra Valdete Pimentel falou sobre como o câncer no SNC pode atingir as crianças. “Os tumores malignos que crescem na região do sistema nervoso central são conhecidos como sarcomas. Eles são massa firme que crescem rapidamente e pode ser pulsátil e podem ser identificados através da realização de raio-X de crânio.  Além disso, eles são muito frequentes nas crianças e só são superados pelas leucemias”, afirmou a médica.

A doutora também falou sobre os principais sintomas do câncer no SNC. “Os sintomas mais frequentes são: cefaleia (dor de cabeça), vômitos matutinos, papiledema (edema no olho), distúrbio do equilíbrio, marcha cambaleante, tremor intencional, hipotonia (diminuição da força muscular), paralisias, crises convulsivas, entre outros, hipertensão intracraniana, entre outros…”, disse.

*Varela Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia