Conciliar treino e ciclo menstrual melhora resultados, diz estudo

naom_57ebbde1a2bd8

Um novo estudo realizado na Universidade de Umea, na Suécia, concluiu que os treinos feitos nas primeiras duas semanas do ciclo menstrual têm maior efeito na força e na massa muscular em geral.

Lisbeth Wikström-Frisén, estudante de doutorado no Department of Community Medicine and Rehabilitation da universidade e autora deste estudo destaca:

“Uma vez que a menstruação é uma parte central na vida quotidiana das mulheres e no seu treino, precisamos nos tornar melhores em tomar isto em conta para otimizar o exercício”, revela o site DNA India.

Os especialistas sabem que no ciclo menstrual da mulher (que normalmente dura 28 dias e do qual se conta o primeiro dia quando a menstruação desce), a segunda semana é a que se sente um tremendo aumento de energia – sendo que entre o 15º e 28º dias ocorre uma sensação de fraqueza.

Mas agora esta cientista provou que pode ser muito útil aproveitar esse aumento de energia para conseguir melhores resultados nos treinos.

Para este estudo, a pesquisadora pediu a 59 mulheres que durante quatro meses participassem num programa de treino de resistência das pernas. Um grupo treinou cinco vezes por semana durante as duas primeiras semanas de cada ciclo, enquanto o outro se submeteu ao mesmo treino e com a mesma frequência mas durante as últimas semanas do ciclo.

Os resultados mostraram que os treinos realizados nas duas primeiras semanas tiveram um maior efeito sobre a força muscular, potência e massa muscular quando comparados aos treinos realizados nas duas últimas semanas do ciclo, o que sugere que as mulheres poderiam alcançar melhores resultados dos seus exercícios sem necessariamente aumentarem o número de sessões de treino, apenas conciliando os treinos com esta fase do ciclo.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia