Emoção e gratidão marcam Setembro Verde no Hospital Dantas Bião

5

O mês de setembro é marcado pela conscientização sobre a doação de órgãos, com a Campanha Setembro Verde, que tem o objetivo de estimular o aumento das doações. E nesta terça-feira, 27, palestras e depoimentos de familiares de doadores emocionaram participantes do  evento realizado no   Hospital Dantas Bião com a coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e do Serviço de Educação Permanente.

Durante o evento, Elenildes Bastos, diretora da unidade, fez um relato sobre o sentimento vivenciado por uma pessoa que aguardava na fila de transplante. “Meu marido passou por um período doloroso na fila de transplantes de rim, todos os dias sofríamos juntos com a espera de um doador. Felizmente uma sobrinha em vida foi a doadora e quando soubemos da compatibilidade foi uma alegria imensurável, ele viveu mais 10 anos,  infelizmente veio a óbito, mas por outra causa, nada relacionado ao transplante de rim.”.

As palestras abordadas pelo farmacêutico bioquímico, Fernando Rocha e pelo enfermeiro Otacílio Neto trouxeram temas como a importância da  Doação da Médula Óssea e o todo processo de Doação para Transplante.

Na ocasião,  Fernando Rocha destacou que a doação de médula óssea ainda necessita de esclarecimentos para boa parte da sociedade e falar sobre o assunto é um bom começo. “Os desafios da doaçãodo é um desafio, precisamos conversar, tirar dúvidas para que e as pessoas tomem consciência de como é feito”

Bruno Figueredo (cliente HRDB) também compartilhou sua emoção em autorizar a doação de órgãos da sua mãe. Ele garante que  a assistência da equipe da unidade hospitalar, prestada ao doente e a família, durante todo o processo é crucial, para que aconteça uma decisão positiva em relação a doação de órgãos.  “Aceitei o convite de falar sobre a doação de órgãos de minha mãe, porque é importante multiplicar as informações sobre o ato de doar; saber que hoje minha mãe está presente em um pouquinho em cada pessoa receptora é muito gratificante, me sinto feliz por ter tomado essa decisão; hoje sou amigo de uma funcionária daqui do HRDB, Priscila, porque ela esteve comigo  em todo momento de dor e dúvidas. Agradeço a toda equipe do Dantas Bião que trabalha com esse desafio”.

Outro momento emocionante foi da enfermeira Andréa Calmon que foi doadora em vida para sua mãe. “Descobrimos que minha mãe precisava fazer um transplante de rim e resolvi doar, infelizmente ela faleceu dias depois, mas se me perguntar: você faria de novo? Respondo: sim! faria tudo novamente,  porque a sensação de você tentar salvar uma vida é única”.

No período da tarde,  equipes de profissionais estarão na recepção principal da unidade,  informando  sobre a importância da doação, visando assim conscientizar e sensibilizar um maior número de doadores.

enfermeira-lahisme-andrade-dr-joao-enfermeiro-otacilio-neto
equipe-hrdb-com-bruno-figueredo-familiar-de-doador-de-orgaos

Andréa Sued DRT 2055



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia