Você dorme com lentes de contato? Saiba o que acontece com seus olhos

naom_57ee34a30c9d8

Quem usa lentes de contato já deve ter se perguntado o que acontece se por acaso pegar no sono sem retirá-las dos olhos. Muita gente já ouviu falar que não é recomendável, mas o hábito pode acontecer em momentos acidentais, como um chocilo rápido ou sono repentino pelo cansaço.

Relatórios publicados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos apontam que 50% das pessoas que usam lentes já dormiram com elas, além de praticamente todos os possuírem algum hábito prejudicial que pode levar a uma infecção.

De acordo com o site Fatos Desconhecidos, apesar de algumas lentes serem feitas para o uso durante a noite, dormir com os olhos cobertos por lentes pode aumentar o risco de infecções nos olhos. Isto porque a córnea é oxigenada por meio do contato com o ar, o que significa que, ao usar lentes, parte do tecido perde o contato com o ar e recebe menos oxigênio.

Alguns riscos podem surgir se a prática se tornar comum na vida das pessoas.Um deles é a hipóxia do olho, ou seja, baixa concentração de oxigênio em alguns tecidos do corpo, podendo acarretar o crescimento de vasos, o que pode levar à perda da visão.

Caso as lentes arranharem a superfície da córnea, a região pode ficar aberta a infecções microscópicas e contaminar os olhos. Em casos de desenvolvimento de úlcera, pode ser preciso recorrer ao transplante da córnea para corrigir o problema. Pessoas que dormem com lentes têm, pelo menos, cinco vezes mais chances de desenvolver infecções da córnea.

Infecções por parasitas também são comuns. A ameba de nome Acanthamoeba, por exemplo, se instalou na córnea de uma estudante e começou a comer pedaços de seu olho.

A ceratite, inflamação da córnea, é o problema mais comum ligado ao uso de lentes de contato. O problema pode ser causado por bactérias, fungos e até mesmo herpes. Não tratados, todos esses problemas podem levar a perda parcial da visão, necessidade de transplante de córnea ou cegueira.

Por isso é importante saber que atrasar uns minutinhos o sono para retirar as lentes de contato pode vale muito a pena.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia