10 mitos que você precisa saber sobre a tireoide

naom_58171fc69df02

Localizada no pescoço, a glândula da tireoide é uma das que mais interfere no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. Por se tratar de uma glândula de secreção endócrina, a tireoide tem o ‘poder’ de libertar hormônios tireoidais (T3 e T4) para a corrente sanguínea, podendo ocorrer de forma excessiva (o que dá origem ao hipertireoidismo), ou de forma deficiente (o hipotireoidismo).

Mas seja por excesso ou defeito, a libertação anormal dos hormônios é capaz de comprometer o funcionamento do organismo, dominando o corpo e dando origem a um vasto leque de sintomas e complicações de saúde.

Embora o impacto da tireoide no organismo seja bem claro, continuam a existir muitos mitos acerca desta ‘pequena borboleta’ situada na região da garganta, ideias que dificultam o diagnóstico e que podem até comprometer o tratamento deste problema.

Segundo a revista Health, são dez os principais mitos sobre a tireoide e nos quais as pessoas devem parar de acreditar (de uma vez por todas):

Uma pessoa sabe perfeitamente quando tem um problema de tireoide.

Os sinais que o corpo dá quando os hormônios da tireoide não funcionam corretamente são claros, contudo, os sintomas associados aos problemas da glândula são os mesmos de um vasto leque de doenças, acabando por complicar o diagnóstico.

Apenas as mulheres mais velhas têm problemas de tireoide.

Segundo o médico Dorothy Fink, as mulheres podem desenvolver problemas de tireoide em qualquer idade. Além disso, esta doença pode também afetar o sexo masculino.

Consumir suplementos de iodo pode melhorar a saúde da tireoide.

Sim, o iodo é importante para regular o bom funcionamento da tireoide, contudo, o consumo em excesso pode ter um efeito contrário e desencadear problemas associados a esta glândula, sendo, por isso, o acompanhamento médico fundamental.

Comer glúten aumenta a probabilidade de ter problemas de tireoide.

Este complexo de proteínas existente em cereais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia e nada tem a ver com os problemas de tireoide.

Fazer o handstand ajuda a aliviar os sintomas associados à tireoide.

De acordo com o médico, este é um dos mitos mais descabidos. Para aliviar alguns sintomas associados à tireoide, como as dores de cabeça ou o cansaço, deve-se praticar algum exercício físico de baixo impacto, como a yoga ou o pilates.

Se a pessoa tem um caroço na garganta, então tem problemas de tireoide.

“Existem muitas outras glândulas no pescoço além da tiroide”, diz o médico, revelando que o caroço pode ser um nódulo linfático ou um quisto.

Quando o cansaço aparece aliado ao ganho de peso, a pessoa tem um problema de tireoide.

Mais uma vez, estes sintomas até podem estar diretamente associados a problemas de tireoide, contudo, são também causa e consequência de um outro leque de problemas de saúde.

A doença da tireoide é facilmente tratada.

Tudo depende do organismo de cada um e do impacto que os fármacos e reguladores hormonais vão exercer nos hormônios e nos órgãos, podendo o tratamento ser mais ou menos penoso consoante a pessoa e a gravidade da doença.

Retirar a presença de metais da alimentação ajuda a aliviar os problemas de tireoide.

Diz o médico que não existem ainda evidências científicas acerca desta afirmação. Contudo, e no que toca à alimentação, banir os alimentos processados pode ajudar a reduzir os sintomas associados à doença, uma vez que a quantidade de açúcar, sal, gordura, aditivos e até químicos que possuem são mais do que capazes de desregular os hormônios.

Consumir alimentos à base de soja vai fazer com que a glândula da tireoide deixe de funcionar em condições.

Aqui, o segredo está no equilíbrio e nas necessidades de cada pessoa. A soja pode, de fato, comprometer a absorção de determinados hormônios da tireoide, contudo, o seu consumo não deve ser banido sem que aconteça uma recomendação médica.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia