Hospital de Cirurgias do Recôncavo diminui fila de cirurgias e transferências caem

hospital-de-cirurgiasdo-reconcavo

O número de pacientes do Recôncavo Baiano que necessitam de transferência  para  realização de cirurgias em hospitais da capital está diminuindo consideravelmente. Um dos motivos é a agilidade do Hospital de Cirurgias do Recôncavo (HCR), inaugurado no município de Sapeaçu. Em menos de três meses o hospital já realizou mais de 400 cirurgias.

Manoel Nascimento Almeida realizou  cirurgia de herniorrafia incisional

e garante que o hospital é referência em agilidade e bom atendimento. “Estava há mais de dois meses esperando que minha cirurgia fosse marcada e nada. Busquei informações  sobre o HCR e em menos de uma semana resolvi tudo, passei pelo clínico, fiz exames e realizei a cirurgia. O hospital é bem estruturado, possui  profissionais excelentes, e olhe que posso falar, porque já passei por hospitais particulares e esse consegue ser melhor que muito deles”, afirmou.

Para Nascimento, o Sistema Único de Saúde (SUS),  funciona e tem conseguido salvar muitas vidas. “Agradeço ao Governo da Bahia por colocar em funcionamento esse hospital, que tem ajudado muita gente. No dia que fiz minha cirurgia, outros 20 pacientes conseguiram com sucesso, serem operados”, disse.

O HCR é um projeto de  iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura e com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade. José Antônio Sousa, superintendente do IBDAH, explica que o objetivo maior da unidade é diminuir as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve procedimentos de complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes e com a iniciativa  do Governo da Bahia em reativar o HCR conseguimos  atender um número bem significativo de pacientes”, explicou Sousa.

img-20161006-wa0034

O agendamento para a realização das cirurgias eletivas é feito através das secretárias de Saúde que enviam as  demandas para a   direção do hospital, e assim são agendados e realizados com a  maior brevidade possível.

A secretária de Saúde de Varzedo, Márcia Bitencourt, assegura que o HCR está agilizando um número significativo de cirurgias. “Estamos satisfeitos com a reativação  do hospital, em pouco tempo dezenas de pacientes conseguiram ser operados e outros já estão realizando exames pré operatórios. Isso mostra que o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, está investindo também em municípios menores e não apenas nos grandes centros”, salientou.

Resolutividade

Com a agilidade em realizar as cirurgias, o Hospital de Cirurgias do Recôncavo vem apresentando alto índice de satisfação, com média de 98% dos pacientes muito satisfeitos. Ciro Saraiva, morador da cidade de Campinas, em São Paulo, confirma a satisfação da cirurgia de colecistectomia. “A operação foi um sucesso. Fui muito bem atendido e jamais imaginei fazer minha cirurgia em um município pequeno, já que moro em uma  cidade grande. Esse hospital é de primeiro mundo”, elogiou Saraiva.

Andréa Sued DRT2055

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia