O que o estado da sua língua diz sobre a sua saúde?

naom_57ffa20295588

A língua é o músculo mais forte do corpo humano e sua ação e importância estão diretamente ligadas ao paladar, à deglutição dos alimentos e à fala. Na medicina, a língua apresenta ainda outra importante função: dizer como anda a saúde.

De acordo com o Extra, a medicina ayurvédica usa a língua para fazer diagnósticos, baseado-se em seu estado e coloração, e a medicina chinesa considera o músculo como a segunda parte mais importante do corpo para diagnósticos.

“O diagnóstico para os chineses tem quatro tempos. No primeiro, são observados a cor da pele do paciente, como ele anda e, é claro, como está sua língua. O segundo envolve o olfato e a audição: cheiros e ruídos podem ser característicos de doenças. O terceiro tempo é a palpação (toque) de diversas partes do corpo. Nesse momento analisamos o pulso radial (no punho). O quarto tempo é um interrogatório detalhado”, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), Márcio De Luna, em entrevista ao Extra.

Mas mesmo na medicina ocidental é comum desconfiar de alguns problemas de saúde a partir de sintomas claramente visíveis na língua. Conheça alguns estados e seus sintomas e vale relembrar: em caso de reconhecer a língua em uma coloração ou forma estranhas, consulte um especialista para checar a saúde.

1. Língua esbranquiçada

Pela manhã, muitas pessoas apresentam uma cobertura esbranquiçada na língua. O sintoma pode significar que o estômago ou intestino estão com toxinas, que são produzidas por causa de uma má digestão ou digestão incompleta. A língua branca também pode ser causada por acúmulo de muco, causados, entre outros fatores, pelo excesso de laticínios.

2. Língua amarelada

A língua em estado amarelado pode indicar que o fígado não vai bem ou de excesso de bile na vesícula. Quando a língua está nesse estado, é bom evitar doces, bebidas alcoólicas e comidas industrializadas.

3. Língua pálida

A anemia pode causar o sintoma de uma língua pálida e sem cor. Nesse caso, é bom ingerir alimentos ricos em ferro, zinco, magnésio, tais como vegetais de folhas escuras.

4. Língua azulada

Uma língua azulada é um caso complicado e é bom correr para o médico, pois o sintoma pode indicar problemas cardíacos. *NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia