Após Butantan anunciar vacina 100% brasileira, hospital nos EUA diz ter feito parceria para licenciamento

O Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira (26) que está firmando parceria com o Instituto Butantan para fabricar uma vacina contra a Covid-19 em um sistema de licenciamento “royalt-free”.

O imunizante é o mesmo que a entidade de pesquisas ligado ao governo de São Paulo anunciou como a primeira vacina 100% brasileira. Durante o anúncio, o governo de São Paulo não fez menção ao hospital e a outros parceiros internacionais.

No fim da tarde, o jornal “Folha de S. Paulo” revelou que o hospital afirma ser o dono da patente desse imunizante.

Em outubro do ano passado, o G1 contou a história de 11 projetos brasileiros que já buscavam o desenvolvimento de vacinas nacionais. Na ocasião, apurou que o Butantan tinha quatro projetos em andamento e que o mais promissor era feito em parceria com a rede de hospitais Mount Sinai, nos Estados Unidos, com apoio do governo americano e da fundação Bill e Melinda Gates.

Parceiro em “nossa vacina”

Nesta sexta, por sua vez, o Mount Sinai divulgou nota na qual trata o Butantan como um parceiro. “É importante ter um fabricante de vacinas experiente, que saiba como conduzir testes clínicos e produzir/distribuir a vacina de forma eficaz. Estamos convencidos de que o Butantan é o parceiro certo para nossa vacina“, escreveu o hospital em nota enviada à TV Globo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia