Inneuro Responde: “Perda de libido pode estar relacionada ao machismo”, afirma especialista

                          Foto: Reprodução

Libido feminina foi tema do Inneuro Responde desta quinta-feira(28) com Dra. Daiana Bastos. A especialista bateu um papo com Leo Valente sobre os motivos que levam a mulher a perder a libido e como ela pode redescobrir o desejo sexual.

Daiana já inicia o papo desmistificando a história que o homem possui ‘maior’ libido que a mulher. Segundo ela, o hormônio que está relacionado ao desejo sexual é a testosterona e o homem possui esse hormônio em maior quantidade que a mulher.  Mas, além da testosterona, a mulher necessita “estar se sentindo bem, se sentindo bonita, descansada para poder ter uma (boa) atividade sexual”.

Daiana explica que a perda do desejo feminino pode estar ligado a traumas passados, uso de antidepressivos, machismo, falta de excitação no momento do sexo, amamentação, menopausa e transformações psicológicas dessa fase. “Um quadro religioso muito intenso pode fazer um bloqueio na mulher e ela não ter o desejo sexual. Tem uma infinidade de coisas”, afirma a médica.

Mulheres jovens vítimas de machismo e com acúmulo de tarefas domésticas também procuram a especialista para tratar a perda de libido. “É aquela mulher que está com muita atividade no dia a dia, ela está cansada, está indisposta, não está tendo tempo pra se cuidar”.

Uma ouvinte relata que perdeu o desejo sexual pelo marido após ter feito laqueadura, que é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Segundo Daiana, esse procedimento não está diretamente relacionado à baixa da libido feminina numa paciente jovem. Normalmente são problemas relacionados a traumas psicológicos que levaram essa mulher a perder o desejo. É necessário investigar quais outros fatores a levaram a essa perca de libido. “É o stress do dia a dia, é um relacionamento conflituoso?”, questiona.

Com relação a idade, a doutora explica que na fase que a mulher entra na menopausa, entre 45 e 55 anos, pela redução de estrógeno, perda de testosterona e questões psicológicas ela tem uma redução significativa da libido. Uma das possíveis soluções para essa perda de desejo sexual seria a reposição hormonal ou cremes específicos para ressecamento da vagina causado pela ausência de estrógeno. Segundo Daiana ainda não há no mercado um medicamento específico a base de testosterona liberado pela Anvisa para melhorar a libido das mulheres.

“A mulher pode descobrir que o prazer sexual pode ser melhor com o vibrador do que com o parceiro”. Essa afirmação feita por Daiana é com relação à prática da masturbação. Segundo ela, a masturbação é indicada quando a mulher tem o desejo, se sente excitada, mas não consegue chegar ao orgasmo com o parceiro ou parceira. A masturbação também é uma forma da mulher se conhecer. “A masturbação é indicada. Não há problema nenhum em fazer essa prática no dia a dia”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia