Sesab recebe o primeiro lote de vacina contra a Monkeypox; a doença é conhecida como ‘varíola dos macacos’

O primeiro lote de vacinas contra a Monkeypox, doença conhecida como “varíola dos macacos”, foi entregue nesta terça-feira (14), para a Secretaria da Saúde da Bahia. As 452 doses foram levadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), onde ficarão armazenadas.

Atualmente, a Bahia tem 155 casos confirmados. Destes, 67% estão concentrados em Salvador (104) e os outros 33% estão distribuídos em cidades do interior (51).

A Monkeypox é uma doença viral que pode ser transmitida de animais para humanos e de humanos para humanos. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo, erupções cutâneas e inchaço dos gânglios linfáticos. A doença é semelhante à varíola, mas geralmente é menos grave.

A imunização é a principal forma de prevenir a doença, especialmente em áreas onde ocorrem surtos. A vacina contra a Monkeypox é semelhante à vacina contra a varíola e oferece proteção contra ambas as doenças. A vacinação pré-exposição é recomendada para pessoas que trabalham com animais ou que vivem em áreas onde a doença é comum. Já a vacinação pós-exposição é recomendada para pessoas que tiveram contato próximo com alguém infectado pela doença.

É importante ressaltar que a vacinação não é obrigatória, mas é altamente recomendada para pessoas que estão em risco de contrair a doença. É fundamental que as pessoas sigam as orientações das autoridades de saúde locais para prevenir a propagação da doença.

Confira o público alvo:

Pré-exposição

  • Pessoas vivendo com HIV/Aids (homens cisgenero, travestis e mulheres transexuais, com idade superior ou igual a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses);
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus.

Pós-exposição

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia