Anvisa proíbe a venda de lotes da fórmula infantil Nutramigen

Foto: Divulgação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de alguns lotes da fórmula infantil em pó Nutramigen LGG, da marca Enfamil, fabricado pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition, dos Estados Unidos. A medida é preventiva, uma vez que não foi identificada a exportação dos respectivos lotes ao Brasil. A resolução com a proibição foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, a agência sanitária norte-americana (Food and Drug Administration – FDA) divulgou um comunicado relacionado ao recolhimento voluntário pela empresa, nos Estados Unidos, de lotes do produto, por conta de uma possível contaminação da fórmula em pó pela bactéria Cronobacter sakazakii. “A forma clínica mais frequente da infecção por Cronobacter spp. é a meningite, podendo ocorrer outras complicações como enterocolite necrosante, bacteremia, septicemia e sequelas irreversíveis”, alertou a agência brasileira.

Os últimos dados divulgados pela FDA mostram que esses produtos foram exportados para Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.

De acordo com a Anvisa, com informações fornecidas pela FDA e pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition, não houve nenhum caso de infecção até o momento relacionados ao consumo desses lotes do produto.

 

 

Com informações do site Correios



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia