Intoxicação por uso de pomada modeladora de cabelo cresce na Bahia; casos já foram relatados em SAJ

Pomada modelardora
Pomada modeladora para tranças Crédito: Reprodução

O número de pessoas que sofreram intoxicação nos olhos por conta do uso de pomadas modeladoras de cabelo disparou na Bahia, com um aumento de 121% em 2024. Em janeiro, foram registrados 42 casos, contra 19 em todo o ano de 2023.

No ano passado, a Anvisa interditou todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Após análise, liberou apenas os produtos que não apresentaram problemas. Mais de 1.200 marcas de circulação.

Em Santo Antônio de Jesus, relatos de intoxicação, cegueira e queimadura de córnea foram registrados durante o ano de 2023 por uso de pomada modeladora.

Segundo especialistas em oftalmologia, a intoxicação acontece quando o cabelo molhado entra em contato com o produto, levando a problemas oculares como vermelhidão, perda parcial da visão, ardência e irritação ocular.  O calor, o suor, a chuva e o contato com água do mar ou piscina elevam o risco de intoxicação.

A prevenção é a melhor forma de evitar a intoxicação por pomadas modeladoras de cabelo. Adote as medidas de precaução e proteja sua saúde.

No site da Anvisa , um alista de recomendações e de pomadas retiradas de circulação por quebrar regras



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia