Mesmo após parar de fumar, danos ao sistema imunológico persistem, aponta estudo

Foto: reprodução/  (fuzznails/iStock)

O tabagismo é um problema de saúde pública grave, responsável por cerca de 8 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a OMS. Além dos riscos conhecidos, como doenças pulmonares e cardíacas, um novo estudo publicado na revista Nature revela que o tabagismo também causa danos persistentes ao sistema imunológico, mesmo após o abandono do vício.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Pasteur de Paris, acompanhou mil pessoas por mais de 10 anos. Os resultados indicam que o sistema imunológico adaptativo, responsável por combater infecções específicas, permanece danificado em ex-fumantes, mesmo após anos sem fumar.

“Fumar modifica o sistema imunológico adaptativo de forma persistente”, aponta o estudo. A pesquisa destaca que o sistema imunológico adaptativo, que é construído por infecções, permanece danificado durante anos naqueles que pararam de fumar.”

O estudo destaca que o tabagismo tem um impacto maior na saúde do que outros fatores, como sono ou atividade física. Para algumas pessoas, os danos ao sistema imunológico podem durar anos ou até décadas após parar de fumar.

Ainda que a pesquisa tenha sido realizada com uma pequena amostra, os resultados são preocupantes e reforçam a importância de parar de fumar. O tabagismo é um hábito prejudicial à saúde que pode ter consequências graves a longo prazo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia