Os principais cuidados com a saúde dos dentes de cães e gatos

Ao adotar um pet, os tutores já começam a pensar em todos os cuidados envolvidos no bem-estar do animal. Banhos, tosas, passeios, alimentação, brinquedos, visitas ao veterinário, um cantinho para dormir. Esses são apenas alguns exemplos, mas o que muitas pessoas acabam esquecendo é dos dentes deles.

Assim como os humanos, os cães e gatos precisam ter seus dentes escovados e qualquer alteração nas gengivas deve ser um sinal de alerta. Então, ao comprar produtos para animal de estimação, você já precisa incluir a escova e a pasta de dente pet. Contudo, quais são os principais cuidados com a dentição deles?

Escove os dentes do filhote

O cuidado com os dentes começa enquanto o cão ou gato ainda é filhote. Para acostumar o animal, experimente fazer a escovação com uma gaze ou escova dedal. Além disso, preste atenção aos dentes de leite, pois os pets também fazem a troca para os dentes permanentes.

Teste escovas diferentes

Existem várias escovas de dente pet no mercado e o ideal é não usar as versões humanas para a limpeza dos dentinhos deles. Compre os produtos e veja qual se adapta melhor ao seu companheiro de quatro patas. Para alguns donos, a escova dedal continua sendo a melhor opção, mesmo depois do pet se tornar adulto.

Use pasta dental própria

A pasta dental dos seres humanos não foi feita para ser utilizada com animais, assim o ideal é ter uma própria para pets. Elas têm sabor diferenciado, para chamar a atenção do animal e fazê-lo ver aquilo como um petisco. Além disso, não precisam de enxágue e o produto pode ser engolido.

Mantenha uma rotina

Escovar os dentes do seu pet apenas uma vez por ano não vai ajudá-lo a se adaptar com a ideia. Comece desde cedo, enquanto seu companheiro canino (ou felino) ainda é filhote e repita o processo a cada dois dias. Inclua um petisco nas primeiras vezes, para incentivá-lo a deixar que você escove os dentes dele.

Preste atenção ao bafinho

Seu cão ou gato está com aquele bafinho desagradável? Esse pode ser um sinal de que algo não vai bem em sua saúde bucal. Observe se os dentes apresentam manchas escurecidas, um claro sinal do tártaro, e como estão as gengivas. Inclua a pasta de dente na escovação e outros produtos que ajudem a tratar o bafo.

Invista em petiscos e brinquedos antitártaro

Esses produtos são aliados na prevenção do tártaro, porém, não eliminam a escovação da rotina. Os petiscos combatem o tártaro por meio da ação mecânica, assim como os brinquedos. Estes últimos são indicados para pets mais agitados, que adoram brincar e morder objetos.

Aposte na solução bucal

Assim como os petiscos e brinquedos, esta funciona como um complemento no cuidado com os dentes e com a saúde bucal, em geral. Trata-se de um produto colocado na água do animal, que pode ser consumido enquanto ele se hidrata. Ele ajuda a diminuir o bafinho e trabalha contra a formação do tártaro.

Ofereça alimentos de qualidade

Os alimentos também interferem na saúde dos dentes, assim, desde que você adotou um filhote, escolha as melhores rações e petiscos. Caso opte pela alimentação natural, converse com o veterinário para entender o que pode ser parte do prato do animal e como fica a questão da limpeza dos dentes.

Visite o veterinário odontológico regularmente

A visita ao veterinário especializado em odontologia também deve ser parte da rotina com seu pet. Você pode começar o processo ainda na infância, para verificar se a troca da dentição de leite para a permanente aconteceu corretamente. Depois, outras consultas ajudam a tratar o bafinho e até verificar a existência de tártaro.

Acesse Blog do Valente para mais informações



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia