O Programa Estúdio Livre desta quinta-feira, 08 de março faz uma homenagem à mulheres no seu dia direto da Praça Padre Mateus que durante todo o dia está recheado de evento e homenagens à mulheres.
Faça sua homenagem às mulheres importantes de sua vida enviando sua mensagem para o Blog do valente ou ligando para a Andaiá Fm a partir das 17:30.
Estarão participando do programa:
1. Dra Ana Vanderley- Médica do Trabalho 2. Irmã Benedita Camuruji ? Nissa 3. Dra Vilma Reis ? Delegada do Cremeb 4. Suely Maria Nolasco Terra ACESAJ 5. Dalva Mercês ? vereadora 6. Manuela Souza ? Presidente do Conselho da Mulher 7. Anatália Mercês ? Presidente do Sindicato os Comerciários 8. Jacilda da Encarnação -Secretária do Conselho da Mulher 9. Dra Mônica Carvalho Especialista em Mediação de Conflitos Coordenadora do curso de Direito Facemp –
História do 8 de março – No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data – Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras: Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História :
1788 – o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres; 1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos; 1859 – surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres; 1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia. 1865 – na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs; 1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas; 1869 – é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres; 1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina; 1874 – criada no Japão a primeira escola normal para moças; 1878 – criada na Rússia uma Universidade Feminina; 1901 – o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres. (Fonte: Sua Pesquisa.com)
Andréa Sued Produtora Estúdio Livre





