O preço da vistoria veicular cobrado pela 11ª Ciretran em Santo Antônio de Jesus foi denunciado pela imprensa após reclamações de motoristas. O valor cobrado no município é de R$ 90, maior que em outros municípios vizinhos. Segundo o coordenador da 11ª Ciretran no município, José Luís Cardoso Barreto, o órgão recebeu uma determinação da Coordenação de Atendimento e Articulação das Unidades Descentralizadas do Detran (Caad/Detran), que, em obediência à determinação do Ministério Público do Trabalho Regional da Bahia, suspenderia, em razão das condições insalubres, a inspeção veiculares realizadas pelo próprio órgão, tornando-as exclusivas das ECVS (sistema de controle de laudos veicular).
De acordo com informações do coordenador da 11ª Ciretran, as inspeções iriam acontecer a partir de terça-feira (6), inicialmente em 13 cidades do interior da Bahia, como Jacobina; Feira de Santana; Vitória da Conquista; Luiz Eduardo Magalhães; Juazeiro; Ipirá; Teixeira de Freitas; Barreiras; Senhor do Bonfim; Itabuna; Camaçari; Jequié e Santo Antônio de Jesus. ?Cidades estas já implantadas as ECVS autorizadas pelo Contran/Denatran para dar uma melhor segurança aos cidadãos?, justificou.
José Luís Barreto explicou que, após decisão tomada pelo Ministério Publico do Trabalho Regional da Bahia, o Detran tentou reunir, com proprietários das ECVS (sistema de controle de laudos veicular), para diminuir mais o preço das vistorias cobradas, mas não conseguiu êxito. ?O Detran Bahia, contrariando uma sugestão do Ministério Público do Trabalho Regional Bahia, resolveu realizar, mesmo em condições adversas, as vistorias como eram antes feitas, mediante condições insalubres conforme disponibilidades oferecidas pelas Ciretrans regionais, podendo os cidadãos escolher se querem a vistoria pela Ciretran ou por uma ECV?, ressaltou.



