A tocha com o fogo simbólico do 2 de Julho está prevista para chegar a Salvador às 16h desta quarta-feira, 1º. A pira, que saiu nesta terça, 30, da cidade de Cachoeira (a 120 quilômetros da capital), dá início aos festejos em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil na Bahia.A saída da tocha foi marcada por uma missa, às 7h, na igreja Matriz de Cachoeira. Mas, antes de chegar à capital, ainda passa pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Franscico do Conde, Candeias e Simões Filho.A pira é conduzida por atletas baianos, que se revezam no percurso até o bairro de Pirajá, em Salvador. A Fundação Gregório de Matos (FGM), responsável pelo festejo, monitora todo o trajeto, que é acompanhado pelas Polícias Rodoviárias estadual e federal.”A tocha representa a união dos povos que lutaram pela Independência” assinalou a fundação em nota da assessoria.
HinoAntes da chegada do fogo simbólico, é realizado o Te Deum, hino cristão utilizado como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e em outros eventos solenes de ação de graças.A tradicional cerimônia acontece, às 9h, na Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, e será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
DesfileCom o tema Guerreiras da Independência, a programação do desfile do 2 de Julho começa às 6h de quinta, com queima de fogos no bairro da Lapinha. Mulheres que contribuíram com a luta pela emancipação do Brasil – como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa – serão homenageadas.Consuelo Pondé de Sena, ex-dirigente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), também será alvo de homenagens. A historiadora morreu em 14 de maio deste ano. Ao passar na frente do instituto, o cortejo fará uma apresentação especial para relembrar a vida de Consuelo.Cerca de 46 fanfarras farão parte do desfile neste ano. O artista plástico Euro Pires será o responsável pela decoração do evento.A mulher responsável por acender a tocha, que ficará instalada no Campo Grande, será a atleta Marily dos Santos. Ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008.A previsão é que os carros com o Cabloco e a Cabloca – símbolos da participação popular nas lutas pela Independência na Bahia – cheguem ao Campo Grande por volta das 17h.
HistóriaConforme a tradição, as comemorações são sempre iniciadas na cidade de Cachoeira, pois foi no porto da cidade, na Vila de Nossa Senhora do Rosário, que o povo brasileiro mostrou-se indignados com a situação vivida até então e expulsaram, com armas, os militares portugueses que cercavam a população.No dia 25 de junho de 1822, a Câmara de Vereadores de Cachoeira redigiu a ata histórica e declarou D. Pedro como príncipe regente perpétuo do Brasil. (Atarde)



