Segundo dados divulgados pelo Ministério das Cidades, cerca de 42 mil pessoas morrem por ano, vítimas de acidentes de trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Os números que só crescem a cada ano, estão relacionados aos dois principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito: o comportamento dos motoristas e o excesso de velocidade, assuntos que definiram o tema da Semana Nacional de Trânsito, que acontece até o dia 23 de setembro.A campanha aborda pela primeira vez, a velocidade nas estradas e tem como foco principal, a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerado o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para a especialista em educação no trânsito, Cristina Aragón, do blog de Trânsito do iBahia, a morte de jovens nas estradas está cada vez mais associada a falta de fiscalização e da aplicação das penalidades.”A morte de jovens em acidentes de trânsito é uma questão sem solução até hoje. É uma falta de vontade política. As blitze não são eficazes. Um programa de controle de alcoolemia no trânsito deveria ser feito com regularidade e continuidade”, afirma a especialista.Cristina ressalta também as imprudências cometidas nessa faixa etária como fatores determinantes para os acidentes. “Os jovens excedem a velocidade, muitas vezes por estarem sob efeito de álcool ou de outras drogas, dirigem com sono em fim de festas e ainda contam com a má estrutura da cidade, com destaque para a inexistência de sinalização. (Correio)





