O conselho que a gente dá a aqueles que pensam em votar nulo é que procurem refletir um pouco antes de tomarem essa decisão. É melhor você votar no menos pior do que anular seu voto. Trata-se de um voto de protesto que não resulta em nada. É um voto inútil, que é dada por uma pessoa inútil para o processo democrático, aquela pessoa que quer dizer depois que “não foi responsável por isso” mas que é responsável por não ter ajudado a eleger o melhor candidato, ou pelo menos o menos ruim.No momento em que você deixou de votar, pode ter tirado, por exemplo, a vitória do candidato com perfil anti corrupção e dado a vitória ao candidato com histórico de irregularidades administrativas. O voto nulo é como aquela pessoa que diz que “não vai mais pagar imposto”. Não tem como, já que na comida que você come já existe o imposto embutido. A mesma coisa em relação ao candidato em que você não vota mas ajuda, votando nulo. O beneficiado fica sendo o candidato que está na frente e que pode muito bem ser um candidato ruim para o povo.Portanto, não tem como fugir da responsabilidade. Quem vota nulo também tem sua parcela de contribuição para o resultado da eleição. Só que, vale lembrar, é uma contribuição negativa de quem quis ficar ausente na hora de fazer a sua parte para o desenvolvimento do nosso país.
Léo Valente





