Em entrevista à Rádio Andaiá FM Dr. Álvaro Bessa agradece ao companheiro Geo afirmando que sem ele não teria ido muito longe. O ex-candidato a prefeito faz votos de que Humberto Leite, que foi eleito com quase 25 mil votos, faça uma boa gestão, mas acredita que será uma missão verdadeiramente muito difícil. ?As nossas legendas, os nossos partidos certamente irão cobrar, pois não participamos de política por aventura e nem para brincar de fazer política.?
Tino Alves: Dr. Álvaro permanece na política?
Álvaro: Com certeza, vou estar sempre junto a essa militância maravilhosa do PT, do PMDB e sinto-me gratificado por ter sido sempre muito bem recepcionado. Se analisarmos o quantitativo dessa eleição é compreensível que foi mais a polarização mesmo do JACU e BEIJA FLOR, os dois grupos antagônicos de sempre.
Tino: Na última eleição sua quando prefeito foram três candidatos e ambos tiveram expressiva votação, o que você diz sobre isso?
Álvaro: É. Só que na época nos preparamos previamente, trouxemos projetos e os alavancamos. No Alto Sobradinho, por exemplo, calçamos 11 ruas ainda no primeiro semestre de 99, ou seja, bem antes da política, sem contar outras obras, colégios etc. Já dessa vez foi diferente, nós não tivemos recursos e o que eu desejava era fazer uma campanha ?pé-no-chão? para tentar mudar a população, mas infelizmente a nossa mensagem não foi captada.
Tino: O que passa na cabeça de um candidato, ex-prefeito por dois mandatos, na última eleição ter apenas 2.500 votos? Isso lhe trouxe alguma tristeza? Como é que foi receber esse resultado?
Álvaro: Não, eu encaro tudo com naturalidade e acho que em cada eleição a dinâmica eleitoral é diferente uma da outra, principalmente após essa aberração que houve agora. Chegou aos nossos ouvidos que um dos bancos daqui de SAJ tinha um depósito altíssimo em espécie numa sexta-feira e não era fim de mês, íamos depois da primeira semana do pagamento do funcionário e ficava em torno de quase 5 milhões de reais, no dia seguinte, no sábado a tarde, restou apenas 25 mil reais. Então, acredito que tem que mudar esse sistema eleitoral, o TSE, o TRE, precisam estar de olhos bem abertos para acabar com esses abusos. E não é só uma instituição bancária que precisa ser verificada, mas todas as instituições de Santo Antônio de Jesus. É de fato uma aberração se gastar tanto dinheiro num país com tantas pessoas passando fome, muita gente desempregada e sem moradia… Graças a Deus, nós não nos envolvemos nessa roubalheira, mas fica a alerta à população santoantoniense. A denúncia fica no ar.
Tino: O prefeito Humberto Leite disse em entrevista que quer governar junto ao PT. Se o senhor for convidado a fazer parte do governo dele o senhor irá aceitar?
Álvaro: Eu sou homem de partido, a minha legenda partidária é que vai falar. Nós vamos nos reunir, mas ainda é cedo, temos que analisar friamente a questão, enquanto isso vamos em frente.
Tino: Como você recebeu essas informações de que o PT pediu votos a Humberto Leite por causa de um encontro que houve na feira livre de SAJ entre o senhor e seu oponente em que ambos deram as mãos e se cumprimentaram como se tivessem uma ligação política?
Álvaro: Como já foi explicado aqui, não houve essa ligação que as pessoas dizem, eu sempre fui cavalheiresco com os outros candidatos, inclusive encontrei a candidata Dalva, a qual também poderia mandar fotografar o momento e dizer o mesmo, aliás, nós também poderíamos fazer isso, mas não tivemos a malícia desse argumento. Isso é jogada política.
Tino: O senhor acredita na administração de Humberto Leite?
Álvaro: Eu faço votos, mas sei, por já ter administrado Santo Antonio por dois mandatos, o quão difícil vai ser para ele. Nós fizemos uma campanha pequena e não tínhamos tantos compromissos com ninguém, já a coligação de Humberto é bastante ampla, de todo modo, ele também já tem experiência embora numa época bem diferente. Atualmente o potencial econômico e financeiro do município é outro, tem custos, não é só o bruto que entra na prefeitura. Nossos vereadores terão que olhar bem a questão dos pagamentos de precatórios, que são dívidas públicas aprovadas pelo legislativo que têm que ser cumpridas, mas é preciso observar bem, pois tem valores que exorbitam e vamos estar de olhos bem abertos com relação a essas distorções de valores. Vamos fazer votos para que ele tenha sucesso.
Dr Álvaro coloca que durante esse período da campanha, não pensou em desistir e brinca ?Eu pensei que eu estava remoçando, política tonifica a gente.?
?O importante é continuarmos com nosso pensar político e vamos trabalhar assim, uma política humanística, uma coisa natural olhando pra quem realmente necessita desse nosso olhar.?
Laiana Vieira




