Anabolizantes podem ter complicado saúde de Netinho, diz médico

Médicos que atenderam o cantor Netinho em Salvador acreditam que ele possa ter feito uso de anabolizantes, como mostrou o Fantástico deste domingo (12). A droga é usada para ganho de massa muscular e pode causar problemas hepáticos. Procurada pela reportagem, a família do cantor não quis comentar o assunto.

?É provável que tenha havido uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito pra ele pra estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura como nós dizemos. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento. Nós temos prescrições médicas, de médicos fora da Bahia, que foram prescritas diversos medicamentos desse tipo pra ele?, garante o cirurgião Jorge Bastos.

De acordo com o úlitmo boletim médico, divulgado na tarde deste domingo (12), Netinho apresentou melhora clínica e laboratorial, respira sem a ajuda de aparelhos e tem estado de consciência conservada. O drama de Netinho teve início em abril, em Salvador. Ele sentiu uma dor forte na coxa direita durante seu treino numa academia. Ele procurou a emergência de um hospital no dia 18 de abril. Depois de uma série exames, os médicos constataram uma lesão incomum: o rompimento do músculo ilíaco.

   Para tentar entender o que estava acontecendo, Jackson Noya, médico de Netinho há sete anos, decidiu fazer mais exames. Numa ressonância da área do abdômen, a descoberta: alterações no fígado. ?Havia sinais de um problema hepático que foi descoberto de uma forma incidental?, explica Jorge Bastos, cirurgião de Netinho. Os médicos realizaram uma biópsia hepática. Orientado por imagens de tomografia, o médico insere uma agulha e perfura o fígado até onde está a lesão. Dali, retira um pedaço, uma amostra.

Depois que o procedimento termina, é normal acontecer um pequeno sangramento. É o que explica um especialista Flair Carrilho, Universidade de São Paulo, em entrevista ao Fantástico. ?Qualquer biópsia no fígado é um método que é minimamente invasivo. Você está introduzindo uma agulha num órgão que é esponjoso e rico em sangue.?

?Ele fez a biópsia, e nas primeiras horas não teve problema algum?, relata Jorge Bastos. ?Ele estava muito bem. Eu mesmo o avaliei, estava com os dados vitais perfeitos?, complementa Jackson Noya.

O cantor foi mantido em observação por mais 24 horas. Na noite de 23 de abril, teve alta e voltou para casa. Mas horas depois, ao sentir muitas dores no abdômen, precisou voltar ao hospital.?Comprovou-se que havia realmente um sangramento dessa área que foi biopsiada. Alguma coisa aconteceu que motivou esse sangramento tanto tempo depois?, afirma Jorge Bastos. Leia mais no G1.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia