Conselho das Cidades e curso de medicina são discutidos em reunião de diretoria

A reunião das Entidades Empresariais do dia 13 de maio recebeu diversos convidados para tratar sobre as seguintes pautas: realização da 5ª Conferência Municipal das Cidades, a criação do novo Distrito Industrial, o fechamento da Indústria Dalponte e a implantação do curso de medicina no campus da Universidade Federal do Recôncavo em Santo Antônio de Jesus. Durante a reunião ainda foram destacados o lançamento do plano de mídia do São João que acontece dia 14 de maio voltado para o público empresarial.

Iniciada em 2003 pelo Ministério das Cidades, a Conferência das cidades acontecerá pela 5ª vez sendo um espaço voltado para a discussão dos principais temas que influenciam no desenvolvimento de uma cidade. A 5ª edição do evento será realizada em Santo Antônio de Jesus nos dias 15 e 16 de maio com a presença de diversas entidades locais e associações. Para falar mais sobre o assunto, os senhores Leonardo Fiuza e Valter participaram da reunião de diretoria reforçando a importância da presença das Entidades Empresariais no evento, pois serão eleitos delegados que levarão as reivindicações da cidade para as esferas estadual e nacional.

 A gerente regional da SUDIC, Conceição González participou da reunião trazendo novidades sobre o distrito industrial afirmando que, o processo de desapropriação já foi iniciado e em breve, os oito produtores que permanecerão na atividade poderão ser reconduzidos. Sobre a Dalponte, a gerente da SUDIC informou que após o decreto oficial de falência da empresa, o governo do estado tem como prioridade resgatar o imóvel para buscar um novo empreendimento para a cidade gerando empregos para os antigos trabalhadores.

 A reunião ainda contou com a presença do diretor do Centro de Ciências e Saúde da UFRB, Luis Favero e do Diretor Clínico do Hospital Regional, Jorge Almeida que vieram falar sobre a implantação do curso de medicina na UFRB. De acordo com Favero, no mês de julho será publicado um concurso abrindo mais de 100 vagas para a docência do curso. O diretor do campus ainda ressaltou a preocupação com as obras físicas dos pavilhões que estão atrasadas e destacou as inovações pedagógicas do curso como a exigência de carga horária na unidade de saúde básica do município e o convênio que está sendo firmado com o Hospital Regional e a Maternidade Luis Argolo para residência médica.

 Com a chegada de medicina, os alunos aprovados para o centro de saúde deverão cursar obrigatoriamente Bacharelado Interdisciplinar de Saúde nos dois primeiros anos e só depois, através de concurso interno, serão encaminhados para os cursos de medicina, nutrição, psicologia ou enfermagem seguindo um modelo já aplicado nas escolas superiores da Europa e Estados Unidos. As Entidades Empresariais continuarão acompanhando as novidades sobre a implantação do curso e se comprometeram em apoiar na publicação dos editais do concurso em veículos de outros estados para atrair professores com diversas especializações.          

 

Aloma Brito/Assessoria de Comunicação



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia