Pelas redes sociais, jovens organizam manifestações no interior. Em Santo Antônio de Jesus, jovens saem às ruas nesta quinta, dia 20

A exemplo das várias manifestações que acontecem em todo o País, líderes estudantis e de organizações populares começaram uma mobilização para realizar um protesto também em cidades do interior do Estado. Milhares de jovens, por meio das redes sociais, marcaram manifestação em várias cidades do Recôncavo baiano, solicitando melhorias na cultura, saúde e educação, além de uma cobrança também por melhorias no transporte público, de onde começaram os protestos no País.

Em Santo Antônio de Jesus pelo Facebook, em apenas dois dias, os organizadores do Movimento ?VemPraRuaSAJ? conseguiram a adesão de 1.500 pessoas até ontem (18) para o passeio público que acontece na quinta-feira (20), às 11h. ?Nossa expectativa é que ultrapasse os três mil. É um movimento pacífico e apartidário, por isso levaremos bandeiras apenas das agremiações estudantis. Foi uma autoconvocação que tomou grandes dimensões e apoio nas redes?, contou Lucas Aguiar, membro do movimento em Santo Antônio de Jesus. A concentração será na Praça Renato Machado.

Na tarde de ontem (18), uma reunião definiu a pauta do movimento no município, que envolve, além da solidariedade ao movimento nacional, um protesto até contra os investimentos da prefeitura na festa de São João. ?Soubemos que a verba gasta ultrapassa os R$ 5 milhões, enquanto temos problemas na saúde, educação e o aumento da tarifa de ônibus quando os veículos nem têm acessibilidade?, lamentou Lucas Aguiar.

Em Feira de Santana, no mesmo dia, os organizadores do VemPraRuaFSA convocaram a população para participar do protesto no município, às 16h. Só no Facebook nove mil pessoas confirmaram a participação. ?Nosso objetivo é protestar contra o transporte público de Feira que é deficitário. Nos últimos meses três ônibus pegaram fogo por falha mecânica?, lamentou Jader Dourado, um dos líderes do movimento em Feira de Santana. Dourado lembrou que a concentração será na Praça do Instituto de Educação Gastão Guimarães, a partir das 16h. ?Há 11 anos participamos de movimentos a favor da melhoria do transporte público de Feira de Santana e este ano aproveitamos o clima de mobilização do País para realizar protesto, que termina em frente ao prédio da prefeitura?, ressaltou.

Em Valença, às 15h30, e Cruz das Almas, também na quinta-feira (20), outros grupos organizaram manifestações semelhantes pelas ruas dessas cidades. A convocação ocorreu através das redes sociais. Em Cruz das Almas, o site da prefeitura foi invadido por hackers, na madrugada de terça-feira (18). Ao abrir a página, o internauta se deparava com a imagem de um racker identificado como Racked by d9y, com as frases: ?Vempraruafsa Vempraruacruz Quinta-Feira, 20, Vamos Mostrar A Força Do Povo. Hacked By D9y?.

Cristina Pita

OPINIÃO 

Os manifestantes disseram que algumas pessoas são pagas para quebrar tudo durante a manifestação para tirar a legitimidade do ato. Pode ser que exista isso, mas acredito que ladrão, marginal, a pessoa que está com o mal dentro dele, esperando acontecer um tumulto, uma bagunça para ele colocar para fora a vontade de pixar, depredar e roubar. Foi o que ocorreu ontem em São Paulo, lojas saqueadas e ladrões no meio dos manifestantes sérios. Isso não tira a legitimidade do movimento que quer mudança no nosso País e que diz aos politicos através dos cartazes: ?Mais pão, menos circo, Copa para quem??. É o tema da manifestação que já está sendo programada pelas redes sociais para impedir o jogo da Seleção Brasileira em Fortaleza. Vai ser o maior marco deles essas manifestações pela democratização do País. Como em Santo Antônio de Jesu,  através do Movimento VemPraRuaSAJ, que acontece amanhã.

Léo valente

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia