Yuri Pithon entrega abaixo-assinados ao Secretário Estadual do Meio Ambiente Eugênio Spengler e propõe criação de Unidade de Conservação em Santo Antonio de Jesus

Na Plenária Extraordinária do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas ?FBCBH, realizada no dia 18/06/2013 no Salão Azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães no Centro Administrativo da Bahia – CAB, Yuri Pithon, Membro do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas ? FNCBH, Membro do Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas – FBCBH e Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul – CBHRS, formalizou a entrega de abaixo assinados de cidadãos santoantonienses e da região a Eugênio Spengler, Secretário Estadual do Meio Ambiente ? SEMA, solicitando a criação da Unidade de Conservação do Campo do Governo, com o propósito de garantir a preservação dos nossos mananciais e áreas verdes da nossa cidade para as futuras gerações.

Na oportunidade foi protocolado oficio ao SEMA, requerendo da secretaria o envio de técnicos para fazer os estudos primários para a criação da UC e também foi entregue uma proposta de reflorestamento da área do campo do governo, ampliando os 19,721 hectares de mata atlântica existente, para aproximadamente 42,000 hectares, proposta esta elaborada pela Gana-Grupo Ambientalista Nascentes, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul – CBHRS, onde seriam plantadas cerca de 35.000 (trinta e cinco mil) novas mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas adaptadas à região, diversificando a formação vegetal já existente. A proposta pretende ainda viabilizar a criação de corredores ecológicos unindo diversas matas que hoje estão isoladas, promovendo com isso as migrações de espécies animais, ampliar as matas ciliares na margem direita do Rio Mutum e formar 5.329 metros lineares de ?cerca-viva? no perímetro da Unidade de Conservação, evitando-se o avanço da degradação externa.

Yuri Pithon comentou: ?Aguardamos ansiosos por esta analise técnica, para que possamos definir que tipo de Unidade de Conservação será adotada na área do campo do governo e estabelecer parcerias com novos apoiadores do projeto, a luta pela criação da nossa I Unidade de Conservação é de todos nós! Nossa cidade precisa crescer adotando o desenvolvimento sustentável, senão corre o risco de tornar-se simplesmente e meramente apenas um município que conquistou o crescimento econômico, uma formatação que degrada, agride e não preserva o meio ambiente, ou seja, não tem compromisso nem responsabilidade na pratica do desenvolvimento com sustentabilidade. Finalizou:Yuri Pithon?.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia