A ?dança das cadeiras? continua no município de Santo Antônio de Jesus. As mudanças de secretários não param de acontecer com pouco mais de oito meses de governo. A instabilidade dos secretários tem deixado a administração vulnerável. Esta semana se dará a sequência de mudanças no secretariado no governo do prefeito Humberto Leite (PDT). Há uma fonte segura que a exoneração do secretário de Indústria e Comércio, Ailton Lago, já foi assinada e que ele deve ser substituído, mas ainda não se sabe por quem. Outra informação, mas que ainda não é dada como certa, mas pode se confirmar há um burburinho em relação ao afastamento do advogado João Gabriel, do cargo de chefe de gabinete. Ele continua no grupo, mas vinculado a uma secretaria. Se essa notícia for confirmada, será uma surpresa para muita gente. Quem está de fora observa que João Gabriel é um dos mais afinados e quem mais fala a linguagem do prefeito. Não se sabe os motivos, mas seria uma separação que pega todos de surpresa.
Outras surpresas devem acontecer. Para o lugar da professora Marivalda Ureta, na secretaria da Educação, ainda não se sabe, mas foi feito um convite ao PT que até o momento está recusando. Isto porque na reunião que fizeram para discutir o rompimento, essa possibilidade foi ventilada. Se o prefeito oferecer uma secretaria importante, como a de Educação, e o PT disse que nem assim voltaria. De fato aconteceu.
Por que a saída de Marivalda não ocorreu antes? Para já segurar o pessoal do PT. por que não disse ao PT, ?fiquem tranquilos porque dentro de um mês ou dois vocês estarão à frente de secretaria de Educação. As secretarias de Educação e Saúde só se dá a quem confia porque tem recursos e vida próprios. É uma prova de confiança. Quando o PT saiu do governo o prefeito disse: ?Olhe a minha cara de preocupado. Fui eleito com cinco vereadores?. Agora, de repente, o convite é feito ao PT. Poderia ter evitado esse desgaste. A ex-secretária Marivalda Ureta estava marcando uma reunião para esta segunda (2), na sexta-feira (30), à tarde, com a diretora da Aplb, Jucilane Barreto. Depois, à noite, veio a notícia da sua exoneração.
Léo Valente


