Vencedor do PROVE, aluno do CETEP Recôncavo fala sobre sua conquista

O jovem Ícaro Bitencourt, 18 anos, desbancou 845 concorrentes e venceu a etapa estadual do projeto Produções Visuais Estudantis ? PROVE. A mostra aconteceu no dia 28, na ocasião da realização do 2º Encontro Estudantil, entre os dias 27 a 29 de novembro na Itaipava Arena Fonte Nova, Salvador.

Ícaro entrou, literalmente, no ?mundo? dos mortos para dar vida à obra de Lima Barreto Carta de um defunto rico, já que a produção foi locada no Cemitério Municipal de Santo Antonio de Jesus. ?A locação do filme é, no mínimo inusitada?, diz o estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho do CETEP, justificando a opção pelo ambiente. ?A escolha do cemitério municipal ressaltaria maior fidelidade ao conto. A experiência de ?descansar? num caixão, para as gravações, também foi extremamente interessante (risos)?, conta, depois de informar que Carta de um defunto rico é ?uma verdadeira crítica à vil postura humana diante de situações tão sensíveis quanto um funeral?.

Ícaro explica que nunca teve grandes experiências com recursos audiovisuais, ?apenas trabalhos escolares, que de algum modo já denunciavam uma técnica mais apurada que o restante da turma?, diz. Os professores, colegas e familiares notaram uma aptidão especial para a produção, direção e edição de vídeos, e, a vitória no PROVE confirma o talento do estudante. Para Ícaro, conquistar o primeiro lugar no PROVE 2013 é um feito histórico na vida de qualquer pessoa. ?Vencer cada etapa, primeiro a escolar, em seguida a regional, posteriormente ser selecionado entre os 15 melhores da Bahia, e finalmente ganhar a fase estadual representa muito. ?O sentimento de superar os próprios limites e se reinventar em cada trabalho já me tornam feliz e satisfeito?, conta o estudante do CETEP Recôncavo.

?O sucesso de Ícaro era esperado porque ele é um aluno que desenvolve com facilidade as múltiplas inteligências e sempre vem evidenciando sua veia artística nos vários projetos que vem acontecendo no CETEP?, explicou a vice-diretora do Centro, professora Vanusa Maria Ribeiro dos Santos. ?Os profissionais do Centro sentem-se honrados de ter alunos como ele, que vem engrandecendo o trabalho realizado, voltado não apenas para o sucesso profissional, mas também para as questões que auxiliam na sua vida pessoal?, pontuou a professora Vanusa.  

A produção do vídeo vencedor da mostra foi orientada pela professora Janaina Souza, de Língua Portuguesa, tendo como base os conteúdos de literatura trabalhados em sala de aula.

Con­ce­bido a partir de uma pers­pec­tiva abran­gente, o Prove en­volve toda a rede es­tadual de edu­cação da Bahia: os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos ? EJA, Edu­cação Pro­fis­si­onal e En­sino Normal). (Ascom-Direc4)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia