Juiz eleitoral de Santo Antônio de Jesus explica processo de recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico  foi prorrogado na 56ª zona eleitoral para até dia 14 de março. O Juiz eleitoral  da Comarca de Santo Antônio de Jesus, Dr. Gilvandro  Cardoso, em entrevista à rádio Andaiá FM, falou sobre o assunto. ?Apesar de ter conseguido o recadastramento de quase 50% em um eleitorado de70 mil eleitores, contamos com a sensibilidade do corregedor da Justiça Eleitoral, que nos autorizou a prorrogação?, explicou. Ele acredita que esse novo prazo estabelecido é suficiente para que todos os eleitores concretizem o recadastramento.

?Não tem existido grandes dificuldade porque o processo é simples, mas como a demanda tem sido grande e por mais que tenhamos servidores a disposição, não consegue atender  um grande número. A parte da manhã tem um fluxo maior, mas à tarde é sempre mais flexível?, comentou. O juiz lembrou que os eleitores da zona rural de Santo Antônio de Jesus, Varzedo e Dom Macedo Costa preferem ir pela manhã. ?Já entrei em contato com os líderes de Varzedo e Dom Macedo e que mandassem esses eleitores pelas tardes, mas me disseram da resistência e dificuldade, pois essas pessoas não gostam de voltar tarde da cidade?, contou.

Se o recadastramento estivesse sendo feito  também em outros locais, diminuiria a demanda no Fórum Desembargador Will de Lima. O juiz concorda, inclusive disse ter tido uma conversa com o corregedor eleitoral sobre o assunto, no entanto, ?ele nos antecipou que não tinha condições de fazer a descentralização para pontos diversos por falta de material técnico?.

Título eleitoral, comprovante de residência e carteira de identidade são os documentos necessários para realização do recadastramento. A senha é um elemento de organização. ?As pessoas chegam aqui,  pegam a senha e podem ir para a rua resolver alguma coisa e depois voltar. Se deixarmos as pessoas amotinados em frente ao Fórum dá a impressão que está tendo algum problema?, opinou. O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores. Quem está fazendo a inscrição eleitoral pela primeira vez já está sendo cadastrado biometricamente. 

 

Blog do Valente/ Nadia Santos



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia