Santo Antônio de Jesus: duras críticas são feitas pela população contra serviços na revisão do “Saúde em Movimento”

No dia 24 de novembro de 2013, Santo Antônio de Jesus recebeu a equipe do programa do Governo do Estado da Bahia ?Saúde em Movimento?. Somente no primeiro dia de atendimento foram realizadas 573 consultas e 195 cirurgias, sendo que no total foram quatro dias de assistência.

Em entrevista ao repórter Antônio Carlos, o coordenador do programa, Carlos Henrique falou sobre os atendimentos de revisão que estão sendo realizados nesta semana, na Policlínica (mesmo local dos atendimentos anteriores). De acordo com ele, em três dias de revisão (03, 04 e 05/01), a previsão de atendimento é de 480 pessoas/dia.

Questionado sobre as cirurgias que não alcançarão os objetivos desejados, Carlos explicou que os atendimentos de revisão visam detectar alguma anomalia no pós-operatório, ?o paciente deverá passar pelo consultório para fazer a revisão e se precisar de encaminhamentos para o setor base, realizaremos esses encaminhamentos. A princípio nosso intuito em fazer revisões é apenas esse, mas caso seja detectados alguns casos mais necessários o médico encaminhará?.

Algumas pessoas que passaram pelas cirurgias falaram sobre o positivismo da experiência:

?Passei a enxergar, pois, eu não estava enxergando nada. Graças a Deus tá tudo muito bem?.

?Eu acho tudo diferente, pois, ainda estou vendo tudo meio embaçado. Quando eu coloco os óculos percebo uma diferençazinha. Agora na revisão eu vou saber o que está acontecendo?.

Um homem que não se identificou, queixou-se de ter piorado depois da cirurgia, ?eu não gostei não. Achei que ficou pior. Antes da cirurgia eu enxergava melhor, era só colocar os óculos, mas agora estou vendo tudo embaçado. Eu vou conversar com os médicos para entender o que aconteceu?.

O coordenador informa que esses sintomas são perfeitamente normais, ?solicitamos que os pacientes usem óculos, colírio tudo direito. Caso ele não siga as recomendações e não tenha o repouso adequado isso desencadeará alguns transtornos. Por isso que nós fazemos essa primeira revisão, caso tenha qualquer problema, temos uma equipe especializada para entender o motivo pelo qual o paciente não está se sentindo confortável. Todos eles saíram com seu kit contendo colírio, óculos, mas dependemos dele para se cuidarem?.

O representante do Conselho Municipal de Saúde, Zé Brito, em entrevista parabenizou o Governo do Estado pelo papel desempenhado, ?mas a secretaria municipal de saúde está zero. Não temos nenhum representante da Secretaria de Saúde aqui. Não temos um lanche para ser distribuído e eu acho isso um desrespeito muito grande, já que sabemos da existência de pessoas diabéticas vindas de outras cidades e que estão de mantendo apenas com um galão de água quente, situado lá fora. Apenas dois banheiros químicos para atender muita gente. Fico envergonhado com a saúde de Santo Antônio de Jesus. Essa revisão foi muito desumana?, declarou Zé.

Elaine Brito, com foto/informações do repórter Antônio Carlos 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia