A operação Voo Rasante realizada pela Promotoria Regional de Santo Antônio de Jesus com apoio da Base Ambiental de Amargosa e da Polícia Militar resultou na prisão dos maiores caçadores da Serra da Biá, em Valença. Inúmeras armas, armadilhas, carne de caça e animais foram apreendidos.
Em entrevista ao repórter Antônio Carlos, o promotor Julimar Barreto explicou que cada caçador responderá de acordo o crime cometido. Os seis caçadores foram encaminhados para Valença e responderão processo criminal. ?Os pássaros nós levamos para a base de Santo Antônio de Jesus, onde serão cuidados e depois liberados?, contou.
Para o promotor, aos poucos, as pessoas estão se conscientizando. ?Em várias regiões as pessoas estão soltando os animais. E está sendo comum hoje vê Canário da Terra fazendo ninho nas árvores, voando livremente, vários outros animais, é uma notícia boa, pois a educação é importante, mas se a gente for esperar as crianças serem educadas para quando adultos não cometerem crime, não vai existir mais nada?, comentou.
As pessoas tem a opção de entregar os animais de forma livre e não serão processadas. ?Mas se apostarem na impunidade, insistirem em criar um animal, poderão ser presa em flagrante, lembrando que para entrar na residência não precisa nem de mandado judicial, se a pessoa estiver com o animal em casa é crime em flagrante permanente?, ressaltou. Quem quiser denunciar terá a identidade preservada.


