O policial federal Newton Ishii se tornou um rosto familiar com a popularidade da Operação Lava Jato no país. É ele que acompanha os mandados de prisão na carceragem de Curitiba e, por isso, apareceu em fotos vídeos conduzindo Marcelo Odebrecht, João Vaccari Neto, André Esteves, Delcídio Amaral e outros. Apelidado de “japonês da Federal”, ele virou meme e assunto recorrente nas redes sociais. Agora, até mesmo uma marchinha carnavalesca foi feita em “homenagem” a Ishii. “Ai meu Deus, me dei mal / Bateu na minha porta o japonês da Federal”.
Composta pelo advogado e compositor Thiago Vasconcellos de Souza, de 36 anos, em parceria com seus colegas músicos identificados como “Dani Batistonne”, “Jabolinha” e “Tigrão”, a música homenageia a operação. “Achei que o japonês era o personagem perfeito para uma marchinha, um cara que ninguém conhece direito mas todo mundo conhece e acabou virando uma personalidade emblemática”, conta o compositor, que decidiu divulgar sua música na internet antes das inscrições.
Ishii chegou a ser apontado como responsável por vazar a delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, na gravação que acabou levando à prisão de Delcídio e Esteves. “É o japonês. Se for alguém, é o japonês”, disse Edson Ribeiro, advogado de Cerveró, sobre o vazamento. O chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, comenta: “É o japonês bonzinho”. O advogado acusa e diz que Ishii “vende as informações para as revistas”.


