O prefeito vai ter que escolher entre fazer um São João de 7 milhões ou um São João mais enxuto”, diz Dr Everaldo

Há informações que Dr. Everaldo poderá ser afastado da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O prefeito disse que iria conversar com o Secretário, mas nada foi publicado oficialmente.  O que se especula é que existe um embate entre Dr. Everaldo e o empresário Ronaldo Melo, conhecido como Dadau e que sempre esteve próximo ao prefeito, na realização do São João. No entanto, Dr. Everaldo nega qualquer divergência e diz que ainda não foi procurado pelo atual gestor.

O atual Secretário diz que fez um planejamento pautado em 2,5 milhões para o São João, já que os anteriores houve gastos exagerados. ” O prefeito vai ter que escolher entre fazer um São João de 7 milhões ou um São João mais enxuto”, diz o Secretário.

Em nota, o Secretário esclarece sobre o assunto. Confira na íntegra:

Durante 67 dias à frente da gestão da secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, o titular da pasta Everaldo Ferreira Junior tem posicionado a Cultura no centro das discussões e ações do município, inclusive pautando-a no Ministério da Cultura. O reconhecimento público dos grupos, manifestações e eventos culturais – dentre eles o São João-, tem sido notável e, o mais importante, mostrado que todo fomento à diversidade, à arte, ao lazer, à memória, à música, dentre outros, possui muitos personagens; todos protagonistas.
Com base na autonomia concedida pelo Sr. Prefeito Humberto Leite, em convite feito no mês de fevereiro após o secretário Everaldo Junior retornar de uma de suas viagens, tem sido possível imprimir à cidade a agradável sensação de que algo muito positivo começa a florescer no âmbito da cultura, turismo e juventude; esse “algo” pode ter muitos nomes: Festival de Música Junina, Centro Cultural. Porém, optamos por chamá-lo de trabalho.
O empenho concreto por meio da Secretaria se inicia com a nomeação em Diário Oficial, no dia 23 de fevereiro, mas ainda não tem data para acabar; ao menos não oficialmente, diferente do que se especula. À mudança na titularidade da cultura, alegam algum tipo de conflito entre o secretário nomeado e alguém cuja existência não consta em papeis e seria oficiosa, não estivesse a tal pessoa impregnada de interesses e lucros oriundos do São João.
Ressalte-se que em fevereiro, quando o secretário Everaldo Ferreira Junior foi convidado, o Sr. Prefeito Humberto Leite o informou de que o São João seria, sim, feito pelo secretário. A partir desta orientação, foram iniciados os trabalhos de modo participativo, envolvendo, inclusive, setores fiscalizadores dos festejos juninos. Nesse sentido, a secretaria ainda abriu diálogo com a imprensa, a Segurança Pública, o Ministério Público, a Associação Comercial e a comunidade artística, especialmente os músicos.
O objetivo sempre foi prever e evitar problemas e vícios das edições anteriores, incluindo o superfaturamento de grupos musicais e itens indispensáveis ao bom funcionamento do São João, a exemplo dos banheiros químicos. Além de economizar, sem que os festejos percam um centímetro de qualidade, de alegria e ainda seja ampliado, planeja-se um grande evento com a presença ativa do Conselho Municipal de Política Cultural, constituído por membros da sociedade civil e poder público.
Posto isso, fica claro que o desejo do secretário Everaldo Ferreira Junior é construir um São João que supere os formatos anteriores e não constranja o município com seus antigos problemas. Trata-se, finalmente, de uma decisão do Sr. Prefeito Humberto Leite, como o mesmo pretende conduzir a sua administração por meio da pasta da cultura, turismo e juventude. Se o entendimento continuar sendo equivalente ao do então titular Everaldo Junior, prosseguiremos com excelentes feitos antes, durante e após o melhor São João da Bahia.

(Blog do Valente)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia