
A queda na cobertura vacinal nas Américas tem elevado o risco de surtos de doenças previníveis por meio de vacinação, atingindo o nível mais alto em 30 anos, segundo alerta do diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa.
Apesar das Américas terem sido a primeira região do mundo a eliminar a poliomielite em 1994 e historicamente terem liderado o controle e eliminação de doenças, Barbosa afirmou que “os programas nacionais de imunização sofreram inúmeras perdas na última década”.
Um novo relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou sobre a vacinação das crianças em todo o mundo. Dos 55 países analisados, 52 tiveram queda na cobertura vacinal, o que resultou na falta de imunização completa ou parcial de 67 milhões de crianças nos últimos três anos.
No Brasil, quase 26% da população infantil não recebeu nenhuma dose de vacina em 2021. Com o objetivo de recuperar as taxas de cobertura vacinal nos países, a Semana de Vacinação nas Américas ocorre de 22 a 29 de abril.


