Família de Faustão explica prioridade do apresentador para receber segundo transplante

Faustão
Faustão — Foto: Reprodução

Após a realização do transplante de rim do apresentador Faustão, na última terça-feira (27), o perfil “Faustão do Meu Coração”, criado pela família pouco antes da cirurgia de transplante de coração em 2023, compartilhou um post do médico Leon Alvim Soares esclarecendo a prioridade do artista na fila do transplante.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, a Resolução SS 06 de 2019 do Estado de São Paulo garante prioridade na fila de transplante para pacientes que já receberam outros órgãos. No caso de Faustão, o transplante de coração realizado em 2023 o qualificou para essa prioridade.

O post também destaca que essa prioridade não é um caso isolado. Em 2023, dos 1933 transplantes renais realizados em São Paulo, 34 foram em pacientes que desenvolveram insuficiência renal após transplante de coração, fígado ou pâncreas.

Aos 73 anos, Faustão foi internado novamente seis meses após a cirurgia no coração. O apresentador teve uma insuficiência renal, passou por hemodiálise, mas, com o agravamento da doença renal crônica, precisou entrar na fila de transplante de rim.

Ao encontrar um órgão compatível, Faustão foi chamado ao hospital após a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionar a unidade e realizou a cirurgia com sucesso.

A família de Faustão agradece a equipe médica e a todos que enviaram mensagens de apoio. O perfil “Faustão do Meu Coração” segue como um canal de comunicação transparente sobre a recuperação do apresentador.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia