Embasa recebe Selo Lilás e reforça ações de equidade de gênero no ambiente de trabalho

Certificação reconhece empresas que adotam políticas de valorização das mulheres e promoção da diversidade

Foto: reprodução

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebeu a certificação do Selo Lilás, concedida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, durante solenidade realizada na última quinta-feira (2). Em sua terceira edição, a iniciativa reconheceu mais de 100 empresas que adotam práticas voltadas à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento do protagonismo feminino no ambiente corporativo.

O reconhecimento destaca ações institucionais que buscam ampliar a participação das mulheres em diferentes áreas da empresa, incluindo cargos de liderança, historicamente ocupados majoritariamente por homens. Para a coordenadora do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embasa, Carolina Fernandes, a certificação é resultado de um esforço coletivo ao longo dos anos.

“Esse é o reconhecimento de um trabalho construído por muitas mãos, que ao longo dos anos acreditaram e atuaram para ampliar e fortalecer a equidade na empresa. As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço em uma organização historicamente composta majoritariamente por homens, inclusive em posições de liderança. É muito significativo ver a Embasa abraçando essa causa e ampliando seus investimentos nessa agenda”.

Segundo o diretor da Diretoria de Gestão Corporativa, Jazon Junior, a conquista reafirma o compromisso institucional com a política de Diversidade, Equidade e Inclusão.

“Esse reconhecimento reafirma o compromisso que a empresa vem consolidando nos últimos anos com a política de Diversidade, Equidade e Inclusão. Mais do que um reconhecimento, ele nos desafia a avançar, ainda mais, na construção de um ambiente organizacional onde as mulheres tenham oportunidades de crescimento e para liderar. Seguiremos trabalhando para que a equidade seja, cada vez mais, uma prática consolidada na nossa empresa”.

Como parte das ações voltadas à valorização da diversidade, a Embasa promoveu o evento “Mulher e Poder”, realizado no período em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. O encontro abordou o tema “equidade de gênero e protagonismo feminino”, reunindo colaboradoras e especialistas para discutir os desafios e avanços na participação feminina em espaços de liderança.

A palestra principal foi ministrada pela ativista política e doutora em estudos feministas Carla Akotirene, que apresentou reflexões sobre desigualdade de gênero e os impactos de fatores econômicos e raciais na ocupação de espaços de poder.

“A concentração de riqueza e poder ainda privilegia homens brancos. Nós mulheres, especialmente mulheres negras, enfrentam múltiplas camadas de desigualdade. Compreender a interseção entre gênero e raça é essencial para enfrentar o patriarcado e construir uma sociedade mais justa”, defendeu.

A gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embasa, Aline Santana, também ressaltou a importância de considerar diferentes aspectos que influenciam a trajetória das mulheres no mercado de trabalho.

“Compreender essas interseccionalidades é fundamental para promover avanços consistentes”.

A programação contou ainda com a roda de conversa “Mulher e Poder: Desafios, Avanços e Perspectivas de Ser Mulher em Cargos de Gestão”, reunindo gestoras da empresa que compartilharam experiências profissionais e desafios enfrentados ao longo da carreira.