“Os pacientes às vezes têm os sintomas, mas não procuram a unidade de saúde”, diz secretária de Saúde sobre casos de dengue em Vera Cruz

Foto: reprodução/ entrevista

A secretária de Saúde de Vera Cruz, Michele Marques, em entrevista ao Blog do Valente, contou sobre as estratégias de combate a dengue e ressaltou que tem intensificado os trabalhos contra o mosquito transmissor no município.

De acordo com a secretária, a cidade não registrou óbitos por dengue, mas possui seis casos confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/Ba) e reconhece que muitos casos acabam não chegando ao conhecimento das autoridades de saúde, pois a população não busca atendimento médico.

“Mas sabemos também que existem muitas subnotificações. Os pacientes às vezes têm os sintomas, mas não procuram a unidade de saúde e tratam em casa porque são sintomas leves”, disse Michele.

No que se refere às ações de combate e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, chikugunya e zika, Michele pontuou o forte trabalho dos agentes de endemia que fazem o estudo focalizado de diferentes áreas da cidade e realizam o cálculo de infestação predial,  que melhora o direcionamento das estratégias de combate ao mosquito.

“Nós temos um trabalho muito forte com os agentes de endemia. Estamos fazendo mutirões nas segundas, quartas e sextas, onde eles se juntam e vão nas áreas fazer o cálculo do índice de infestação predial. A gente faz o cálculo de acordo com os estabelecimentos pesquisados e os que deram positivo com a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Se essa proporção der maior que 3,9% é um índice alto”, explicou.

“A gente faz um trabalho focal com a bomba intercostal colocando um produto nestas regiões que a gente tem o estudo de um índice de infestação alto”, completou.

Ainda em entrevista, a secretária ressaltou a importância da conscientização da população para conter a epidemia de dengue.

“Estamos fazendo um trabalho de educação e saúde nas escolas, junto com a equipe dos postos de saúde. Estamos conscientizando e fazendo caminhadas, porque entendemos que o retorno desta epidemia é por conta da falta de conscientização da população”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia