Cardiologista fala sobre a importância da prevenção e do acompanhamento médico para a saúde do coração

Dr. Marcos Cerqueira é cardiologista da Unimed em Santo Antônio de Jesus – Imagem: reprodução

Em entrevista ao Blog do Valente, o cardiologista Marcos Cerqueira, da Unimed Santo Antônio de Jesus, falou sobre a importância da prevenção e do acompanhamento médico para a saúde cardiovascular.

O médico ressaltou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Por isso, é fundamental controlar os fatores de risco, como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol.

“Também é importante manter hábitos saudáveis, alimentares e de prática de atividade física”, disse Cerqueira. “Antes de iniciar o exercício físico, é importante procurar um profissional de saúde para fazer uma avaliação e entender se a sua saúde permite que você se exercite de forma plena.”

O médico também falou sobre a alimentação saudável. “É importante não seguir dietas da moda ou treinadores da internet”, alertou. “Procure um profissional da área de nutrição para elaborar um plano alimentar individualizado.”

Cerqueira também comentou sobre o aumento da incidência de acidentes vasculares cerebrais (AVC) em pessoas jovens. “Existe uma série de fatores que contribuem para isso”, disse. “Entre eles, estão os hábitos de vida inadequados, como poluição atmosférica, estresse emocional e sedentarismo.”

O médico concluiu a entrevista fazendo um alerta para a importância de cuidar da saúde. “A saúde é o nosso bem maior, é o nosso patrimônio”, disse. “Por isso, é importante que todos procurem cuidar da sua saúde.”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia