Uberdan Cardoso diz que Lavagem do Bonfim é uma festa híbrida: “Forte religiosidade católica, forte religiosidade de matriz africana”

Foto: Blog do Valente

O historiador, professor e vereador Uberdan Cardoso esteve pela 30º vez na Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (11). 

A festa que completa 270 anos, acontece em Salvador, e é um dos movimentos culturais mais conhecidos do Brasil. 

Durante seu momento de devoção, Uberdan conversou com o Blog do Valente, ressaltando sua ligação com a Lavagem. “A emoção é diferente porque cada vez que você celebra a paz, agradece a pelas dádivas e tem esperança, ela é sempre renovada, por isso que a festa nunca é igual”.

O historiador também falou sobre uma das principais características deste momento: a mistura entre crenças católicas e de matriz africana. 

“É uma festa híbrida com uma forte religiosidade católica, mas também uma forte religiosidade de matriz africana, então, é aqui que as crenças se encontram, as pessoas dialogam”, afirmou. 

A Lavagem vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. O trajeto dura cerca de quatro horas de caminhada. O início é na região onde está o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, por volta das 9h, rumo à Praça Marechal Deodoro e o Largo da Calçada.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia