Adolescente morre eletrocutado em Santo Amaro e moradores bloqueiam BA-878 em protesto contra a Coelba

Ytalo Cauã, de 14 anos, foi atingido por fio de alta tensão no bairro de Acupe; empresa aponta ligações clandestinas como possível causa do acidente

Moradores de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, bloquearam a BA-878 na localidade da Portelinha, nesta segunda-feira (14), em protesto contra a Neoenergia Coelba após a morte de um adolescente eletrocutado no domingo (13). Os manifestantes, muitos da comunidade quilombola, entoavam palavras de ordem como “Quilombo unido jamais será vencido!” e pediam justiça pela morte do jovem.

Imagem: reprodução

A vítima foi o adolescente Ytalo Cauã das Chagas Santos, de 14 anos, atingido por uma descarga elétrica ao passar próximo a um poste no bairro de Acupe, por volta das 12h. Segundo testemunhas, o equipamento apresentava falhas desde a quinta-feira (10). O garoto teria saído de casa para buscar uma máscara para participar do evento tradicional “Os Caretas”, realizado anualmente em julho no município.

Familiares relataram que Ytalo sonhava em ser jogador de futebol e era aluno de uma escolinha esportiva. Sua morte gerou forte comoção na comunidade.

Em nota, a Neoenergia Coelba lamentou profundamente o ocorrido e informou que equipes técnicas foram enviadas ao local para colaborar com as investigações. A empresa afirmou que, em análise preliminar, identificou a presença de várias ligações clandestinas na área, o que pode ter provocado sobrecarga na rede elétrica e contribuído para o acidente.