Nazaré das Farinhas realiza Feira dos Caxixis na próxima quinta e segue até o domingo; saiba mais

Feira dos Caxixis será realizada nos dias 18 a 21 de abril em Nazaré das Farinhas. Caxixis são artesanatos feitos de barro de figuras de gente, animais, utensílios domésticos e outros temas, em miniaturas. Conta a história que há mais de trezentos anos, um oleiro de nome Patrício, estando em Maragojipinho, vilarejo distrito de Aratuípe, maior centro de fabricação de cerâmicas  artesanais das Américas, com seu estoque de caxixis em quantidade grande sem clientes interessados na compra, resolveu numa sexta-feira santa pegar sua canoa, enchê-la com as peças estocadas e ir para Nazaré das Farinhas expor na praça principal da cidade. Para sua surpresa a população que foi gozar os feriados da Semana Santa, comprou em pouco tempo, todo o seu material, além de ser solicitado pelos compradores para repetir a dose em outras ocasiões.

Patrício, voltando à Maragojipinho com a canoa vazia, contou o ocorrido aos outros oleiros, e assim, despertou interesses dos amigos que se prepararam. No ano seguinte com os seus trabalhos e em comboio levaram nas canoas suas peças na Semana Santa, nascendo a tradição.

O tempo foi passando e a evolução da feira foi tomando força. Visitantes de todos os lugares começaram a despertar interesses pela feira, indo inicialmente montados em animais, de barcos e até de trem que adentrava pela cidade levando mais visitantes.

Hoje, nos três dias oficiais da feira, a cidade de Nazaré se prepara para a sua maior festa tendo eventos culturais em forma de música local e nacional, teatro e inúmeras barracas expondo, agora, não só os caxixis, mas também todo tipo de peças cerâmicas artesanais tanto da região de Maragojipinho como do Recôncavo Baiano e de todo o Brasil como Marajoara, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, dentre outros. Além das variedades de artesanatos de cerâmica, madeira, ferros, palhas de todo tipo e tecido, a feira também apresenta guloseimas e bebidas regionais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia