Prefeito de Amargosa assina projeto de lei que prioriza recursos para Assistência Social

PL garante um teto legal mínimo que deve ser repassado ao Fundo de Assistência Social do município

Foto: DICOM/ Amargosa

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), assinou nesta quinta-feira (25) o projeto de lei que destina um valor mínimo de 1% da Receita Corrente do município para o Fundo Municipal de Assistência Social. O PL agora segue para avaliação e votação na Câmara dos Vereadores. 

A assinatura aconteceu no Salão de Atos da prefeitura e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil.

De acordo com o gestor municipal, esta medida visa assegurar a continuidade dos programas sociais.

“É a garantia de que nossas ações, projetos e programas voltados para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente dos mais vulneráveis, serão mantidos com recursos próprios da Prefeitura”, afirmou Júlio Pinheiro, em vídeo divulgado nas redes sociais.

A Receita Corrente é composta pela soma das receitas tributárias, contribuições patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços e outras receitas correntes, além das transferências correntes. Em Amargosa, caso o PL seja aprovado na Câmara Municipal, o município deverá respeitar o teto legal mínimo de 1% destinado a área de Assistência Social. 

Segundo a Prefeitura de Amargosa, o remanejamento desses recursos vai beneficiar programas sociais, a exemplo do CRAS, CREAS, os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, a Unidade Regional de Acolhimento para crianças e adolescentes, o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Amargosa), entre outros. 

A secretária municipal de Assistência Social comemorou a assinatura do projeto.

“Pela primeira vez na história a gente tem a regulamentação de um percentual fixo mínimo para o financiamento da política de assistência social. Isso é um avanço pra gente, uma vitória da política de assistência e a gente seguirá lutando para que os outros entes do estado e da união possam, também, assumir esse compromisso, regulamentado por lei”, afirmou Milena Aguiar.

Em todo o país, a assistência social está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades e vulnerabilidades. O Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito de Amargosa atua, portanto, no sentido de fortalecer o Suas em seus desdobramentos no município, podendo ser utilizado de exemplo, posteriormente, para outras cidades brasileiras.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia